terça-feira, dezembro 31, 2013

Vá, faz parte deste dia reviver estas coisas, certo?


Não gosto de catalogar os "melhores amigos", tenho vários amigos realmente bons, alguns potenciais, outros meros conhecidos. Mesmo os muito bons às vezes são uma valente "pain in the ass", mas se ainda assim continuam por lá, é porque valem a pena. E o facebook tratou de me resumir aqueles com quem comuniquei mais este ano, seja pelas conversas no chat ou pelos cafés, jantares e viagens com direito a fotografias e identificações a imortalizar o momento. Oito meninos e oito meninas, uma prima e um irmão de sangue, outros irmãos escolhidos por mim, uns, amigos de longa data, outros, recentes aquisições. Para isto ser justo, faltava a minha Nádia, com quem partilhei a maravilhosa viagem ao Rio de Janeiro. Independentemente do que a vida me trará daqui para a frente, agradeço os momentos partilhados. Obrigado pelas gargalhadas, pelos abraços sinceros, pela dedicação. Obrigado pelo ombro amigo, pelas lágrimas partilhadas, pelo brilho no vosso olhar. 
2014 será maravilhoso concerteza, de preferência convosco na minha vida, e desculpem o lugar comum, mas "O MELHOR  AINDA ESTÁ PARA VIR".

Top + cá de casa 2013

Num ano em que o meu rico iPod perdeu a vida e tive de comprar um "novo" no OLX, a minha diversidade musical não foi a maior. A culpa é do "Mundo Pequenino" e do "There's a Flower in my Bedroom", que sozinhos açambarcaram 13 dos 25 lugares das mais ouvidas, ocupando inclusivamente os primeiros cinco lugares. Não tenho culpa de gostar MUITO do que se fez em Portugal este ano. Ao analisar os concertos que fui este ano, percebo que foi tudo "Made In Portugal": 

  • Deolinda (3 vezes) 
  • Luísa Sobral (2 vezes)
  • Carlos do Carmo
  • António Zambujo
  • David Fonseca
  • Ana Moura (2 vezes)
  • Gisela João (2 vezes)
  • Ana Bacalhau a solo
  • Cuca Roseta
  • Raquel Tavares
  • Cristina Branco 
  • Tributo a Joni Mitchell
Eh pá, agora que concluo isso reforço ainda mais, a música portuguesa é boa que dói! Finalmente consegui ir a um concerto do Carlos do Carmo, aos anos que esperava essa oportunidade. Lamento apenas ter assistido ao concerto de um ângulo meio complicado, mas hei-de ter mais alguma chance de o ouvir, até porque faltou-lhe o "Estrela da Tarde" e ainda não o perdoei por isso. A Gisela João foi a revelação do ano sem dúvida, conheci-a no Festival de Fado em Alfama onde também pude ver pela primeira vez o António Zambujo e a sua lambreta que eu tanto idolatro. Os Deolinda, esses nem vale a pena comentar, vi-os três vezes, duas delas em dias seguidos nos Coliseus de Lisboa e Porto, com direito a dois dedos de conversa a convite da Ana Bacalhau. O Coliseu do David Fonseca também foi maravilhoso! A Lúísa Sobral, se juntar as colaborações com o David Fonseca e o tributo à Joni Mitchel, vi-a 4 vezes e o São Luiz espera-me já em Fevereiro. Foi um ano bom demais para a música portuguesa.
Mas vá, num ano em que perdoei um pouco a música pop que se faz nos últimos tempos, o meu top 25 é o seguinte:

1º - "Musiquinha", Deolinda
(249 reproduções)


2º - "I Remember You", Luísa Sobral
(177 reproduções)


3º - "Seja Agora", Deolinda
(175 reproduções)


4º - "Algo Novo", Deolinda
(146 reproduções)


5º - "Hello Stranger", Luísa Sobral
(146 reproduções)


6º - "Sweet Nothing", Calvin Harris feat. Florence Welch
(144 reproduções)


7º - "I Was In Paris Today", Luísa Sobral
(127 reproduções)


8º - "Kiss You", One Direction
(127 reproduções)


9º - "Antigamente", Gisela João
(116 reproduções)


10º - "Capitão Gancho", Clarice Falcão
(109 reproduções)


11º - "Quem Tenha Pressa", Deolinda
(98 reproduções)


12º - "I'll Be Waiting", Luísa Sobral
(91 reproduções)


13º - "One Day", Asaf Avidan
(89 reproduções)


14º - "She Walked Down The Aisle", Luísa Sobral feat. Jamie Cullum
(89 reproduções)


15º - "Mom Says", Luísa Sobral
(88 reproduções)


16º - "Concordância", Deolinda
(85 reproduções)


17º - "Blood", The Middle East
(84 reproduções)


18º - "Doidos", Deolinda
(81 reproduções)


19º - "Um Só", Clarice Falcão
(80 reproduções)


20º - "The Party", Regina Spektor
(80 reproduções)


21º - "Oitavo Andar", Clarice Falcão
(75 reproduções)


22º - "One Way Or Another", One Direction
(75 reproduções)


23º - "Semáforo da João XXI", Deolinda
(72 reproduções)


24º - "I Knew You Were Trouble", Taylor Swift
(71 reproduções)


25º - "Spectrum", Florence + The Machine
(70 reproduções)



Menções honrosas para "I Love It" da Icona Pop, "Top Of The World" dos Imagine Dragons, "Pois Foi", "Gente Torta" e "Fiscal do Fado" dos Deolinda e "De Todos os Loucos" da Clarice Falcão. 
And that's all folks!

 

domingo, dezembro 29, 2013

New Year's Resolutions

Next Year things are gonna change:

1 - Gonna drink less beer and start all over again
2 - Gonna pull up my socks
3 - Gonna clean my shower
4 - Not gonna live by the clock but get up at a decent hour
5 - Gonna read more books
6 - Gonna keep up with the news
7 - Gonna learn how to cook
8 - And spend less money on shoes
9 - Pay my bills on time
10 - File my mail away, everyday
11 - Only drink the finest wine
12 - And call my Gran every Sunday


Obrigado pela lista, Jamie Cullum. Sinto-me cansado demais para pensar em listas de resoluções, até porque como diz o próprio Jamie, provavelmente não serão concretizadas. De qualquer modo é bom celebrarmos esta data de vez em quando, não deixa de ser um virar de página, um momento para fazer uma espécie de reset das coisas menos boas que nos aconteceram e renovar as esperanças de que tudo será melhor no próximo ano. Foi um ano muito mais difícil do que eu esperava, este que termina. Sim, fiz coisas muito divertidas, tive momentos belíssimos e aventuras inesquecíveis mas também foi um ano em que levei muito "tapa na cara". A mudança não vai acontecer depois de dia 31 de Dezembro, todos sabemos bem isso. 
Mas deixem-me ao menos ficar com a esperança. 
E para o ano falamos, se o Universo assim quiser.







quarta-feira, dezembro 25, 2013

Tenho um Avô cheio de humor

Aparentemente, trata-se de um belo presépio tipicamente madeirense, construído pela Avó Juliana. Mas ao aproximar percebemos que o Avô Zeca também participou, dando um toque final que deve ter deixado a Avó de cabelos no ar. Deu ao menino uma prenda repetida: ouro. Tenho uma família demasiado divertida. 
Ufa!






O PES, o Luigi e a Noite do Mercado!

Mais um Natal, mais uma noite do Mercado no Funchal. Tentei combinar com diversos amigos, mas ouvi de volta um argumento comum: "Se for contigo, vais desaparecer a meio da noite". À primeira, achei um impropério, à segunda fiquei a pensar no caso, à terceira tive de assumir que era verdade. Não tenho culpa de ser uma pessoa extremamente sociável e de todos me quererem cumprimentar. E toda a gente sabe como me comporto quando me puxam pela língua, sou capaz de demorar meia hora só para responder à pergunta "Estás bom?". Enfim, vidas. Por esse motivo, decidi que neste Natal seria mais fácil ser encontrado. Comprei um Nemo, que foi baptizado de Luigi em homenagem ao que se encontra por terras londrinas, e amarrei-o às calças. Passou a noite a sobrevoar as ruas do Funchal e a bater nas caras das pessoas por onde passava. Foi uma tarefa árdua mantê-lo vivo a noite toda, mas sobreviveu e está cheio de saúde. Partilho agora as fotografias com as pessoas com que eu e o Luigi posámos ao longo da noite. Sim, eu sou um parvo, mas divirto-me imenso.



Norberto, Julianinha e Leonor na primeira rodada de poncha. O Luigi estava ainda reticente em participar na empreitada que eu lhe reservara.


Daniela, Leonor, Rui e Duarte, a preparar a chegada da segunda poncha. O Luigi foi coagido a participar nesta fotografia.


Com a Fabiana o inacreditável foi apenas termos tirado três fotografias. Ela já não é a mesma...


A Sandra com um bonito chapéu de Pai Natal versão Paula Bobone.


Na terceira poncha já via a dobrar e o Luigi já fazia photobomb.


Era oficial, à quarta poncha, já estava tudo de pernas para o ar e o Luigi já mostrava o rabo à câmara.


A Lídia e a Natacha a esta hora estão a pensar se as histórias que lhes contei já alcoolizado eram ficção ou realidade.


Olavo, Rircado e Rui, uma divertida mistura dos sotaques madeirense e portuense.


Aquela altura em que já tiramos fotografias com pessoas que não conhecemos e que querem à viva força ficar com o Luigi, à força ou pagando. Mas o Luigi não tinha preço.


Luigi Júnior gosta de "ficar a ver". Mas a Laura acorbardou-se e não me beijou porque sabe bem que os meus beijos de bêbado não são verdadeiros.


Depois há aquela altura em que podem enfeitar-nos como árvores de Natal e só nos apercebemos disso quando descarregamos as fotografias para o computador.


Sofia Isabel, porque os últimos são sempre os primeiros, lá nos encontrou no meio da multidão e fomos enxugar o álcool no bolo do caco com chouriço.


Eis a prova de que o Luigi foi o melhor GPS que podia ter tido na noite do mercado, foi assim que Laura Sofia me encontrou. Claro que ele também serviu como forma dela me evitar, tipo "FUJAM, O PEDRO ESTÁ VINDO PARA CÁ". Eu sei que isso aconteceu.


Hoje o Luigi repousa calmamente na sala de estar dos meus pais de onde vos escrevo, e está a olhar para mim com um olhar de inequívoca felicidade porque sabe que neste Natal há bacalhau e não peixe-palhaço para o jantar.

quarta-feira, dezembro 04, 2013

Um dia no Louvre

Há um ano estava em Paris. Foi a primeira e única vez que lá fui. Foi uma viagem maravilhosa, apesar de ter ido sozinho e aquela ser uma cidade que merece claramente ser partilhada com alguém. Por essa razão, decidi que havia de lá voltar e deixei algumas coisas por fazer e alguns sítios por conhecer. Já que estava um frio do caneco, aproveitei para ir a museus, até porque gosto de ir a museus sozinho, sem a pressão de ter outros a puxarem-me o braço para mudar de sala. Por muito aborrecido que possa parecer aos olhos de alguns, posso confirmar que me divirto imenso num museu, mesmo sozinho. No Louvre tive de me  despachar, vi dois dos quatro pisos em 5 horas. Ficou metade por ver, mas havemos de lá voltar. Aqui ficam algumas das minhas pinturas preferidas do Louvre. E depois não me venham dizer que eu não sou uma pessoa cheia de cultura.



"Antes de Marconi inventar a rádio, as senhoras ouviam as notícias e as músicas da Rihanna tocando-se umas nas outras até conseguir sintonizar a frequência certa"




A criatura que vai fermosa e não segura previu que no futuro ia existir o Project Runway mas o velhote do canto gritou-lhe "You're Out!" e ele foi queimado na fogueira para aprender a não citar Heidi Klum em vão.




Provérbio popular que significa que quem arrota, provavelmente gosta de rapazes. 
Autor desconhecido.




Lição a reter, nunca joguem ao peixinho com uma mulher durante a TPM. Até porque poderá ser a última vez.




"Just a regular day in old ancient Rome". 
Eu avisei que trazer gatinhos abandonados da rua podia dar cagalhão.




You know you love me, X.O.X.O. Gossip Girl 




"Mulher solteira procura prazer nas pequenas coisas da vida, porém, sem lhes conseguir olhar nos olhos"




"Número 110"
Érica, Secret Story 4