sexta-feira, fevereiro 28, 2014

"O Que Na Verdade Importa"


Uma das maravilhas do facebook é podermos estar a navegar pelo mural dos nossos amigos e encontrarmos pérolas como estas que encontrei hoje. Trata-se de um assunto sobre o qual dedico muito tempo no silêncio barulhento da minha cabeça e algumas vezes em conversas existenciais com amigos. Fala sobre o facto de muitos de nós nos apercebermos da importância das coisas até as perdermos e sobre as coisas que realmente têm importância nas nossas minúsculas vidas. Considero-me um hedonista por natureza, tento aproveitar ao máximo aquilo que tenho, da melhor forma que posso. Tento ser a pessoa que pára para cheirar as rosas e que agradece ao universo ou a alguma entidade desconhecida o facto de aqui estar e de ter a vida que tenho. 
Dia 14 de Março acontecerá um congresso gratuito no Campo Pequeno organizado pela Fundação "Lo Que De Verdad Importa" com testemunhos de pessoas que mudaram a sua perspectiva de vida após acontecimentos marcantes nas suas vidas. E eu estou com imensa vontade de lá ir. 

"Já toda a gente ouviu falar daquelas vidas que mudaram quando chegaram ao fundo do poço. A pessoa que vai dar a volta ao mundo depois de ter sobrevivido a um cancro, o homem mau que não ligava nenhuma à mulher e aos filhos e que, com um diagnóstico de doença terminal, se torna pai e marido ideais, o desempregado que entra em depressão mas depois acaba por criar a sua própria empresa de sucesso. Costumam dar filmes de Hollywood, livros inspiradores, às vezes as duas coisas. São narrativas de superação, em que o herói começa na mó de baixo, tem tudo contra si, atravessa obstáculos diversos e dá, surpreendentemente, ou não, a volta por cima. E ainda acaba a inspirar os que o rodeiam.
A ideia da Fundação espanhola ‘O que de verdade importa’ é pegar em protagonistas deste tipo de vidas e pô-los num palco a falar a um microfone. Enchem a plateia de jovens universitários – em idades em que supostamente são permeáveis à mudança – a ouvir estas histórias. Esperam que dali saiam a saber “o que na verdade importa”, expressão que foram buscar ao título de um livro que o milionário americano Nicholas Fortsmann escreveu aos filhos antes de morrer de cancro". (ler na íntegra aqui)



"We will run and scream
You will dance with me
Fulfill our dreams and we'll be free

We will be who we are
And they'll heal our scars
Sadness will be far away

Do not let my fickle flesh go to waste
As it keeps my heart and soul in its place
And I will love you with urgency not with haste"

sábado, fevereiro 22, 2014

20 Hotéis/Restaurantes de Cortar a Respiração

É que não há um dia em que não pense em viajar, viajar, viajar...

Encontrei um artigo no site do GreenSavers sobre hotéis (e restaurantes) espalhados pelo mundo que têm consciência ecológica e fiquei rendido, inclusivamente acho que lixei o teclado do computador com a baba que me escorreu ao imaginar-me em alguns destes sítios. Não satisfeito, dei por mim a procurar no Google mais sobre algumas destas sugestões e percebi que muitas destas fotografias não fazem jus à beleza e imponência que realmente possuem. Há exemplos de quase todos os continentes (não aparece nada da Oceania) e para quem gosta do frio e do calor. Confesso que neste momento optaria sem qualquer margem para dúvidas, por um destino mais quentinho, é que já não posso mais com a porcaria deste frio que existe na minha vida! Pronto, escolhia Bali, que lá deve ser Verão todo o ano, apesar de me parecer que existe uma grande probabilidade de acordar com uma serpentinha aos pés da cama. Mas vá, eu arrisco na mesma. Ou Montserrat, ali nas ilhas caribeñas. Aaaaaiiiiii...


1. Ascher Cliff, Suiça


2. Hotel Kakslauttanen, Finlândia


3. Ladera Resort, Montserrat


4. Rayavadee Krabi, Tailândia


5. Hotel Ristorante Grotta Palazzese Polignano a Mare, Itália


6. Panchoran Retreat, Bali


7. Hotel Ubud Hanging Gardens, Indonésia


8. Attrap Reves, França


9. Katikies Hotel-Oia, Grécia


10. Hotel Le Sirunese, Costa Amalfitana, Itália


11. Ice Hotel in Jukkasjarvi, Suécia


12. The Cambrian Hotel, Suiça


13. Homestead Resort and SPA, Utah, Estados Unidos


14. Villa Escudero, Filipinas


15. Hotel-Restaurant Oschinensee, Suiça


16. Astarte Suits Hotel, Grécia


17. Hotel Le Moulin du Roc, França


18. Juvet Landscape Resort, Noruega


19. Montana Mágica Lodge, Chile


20. Giraffe Manor, Quénia



Last Christmas I gave you my heart...


... e passados dois meses fazes-me isto. 

Eu bem sei que é difícil aceitares o facto de eu ter dois amores e o outro estar num móvel com maior visibilidade, mas não havia necessidade de te despedires desta forma. Tentarei demover-te dessas ideias suicidas deixando-te um pouco à janela a apanhar os raios de sol deste sábado luminoso, na esperança que reconsideres essa tua despedida embrutecida. 

My gardening problems #562... Hunf!

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Pessoas Azedas


Hoje tenho um desabafo e não é por algo que tenha acontecido hoje ou ontem, mas sim nos últimos meses da minha vida:

Estou cansado de pessoas azedas. 

E estou rodeado delas - no trabalho, nos grupos de amigos e conhecidos, nas redes sociais, nos cafés e restaurantes. A insatisfação e o mau humor tornaram-se mais virais que a gripe no inverno e o azedume tornou-se a epidemia da década. A reclamação gratuita tornou-se o prato da casa por todos acharem que merecem ser tratados de forma muito superior àquela que são tratados. Porque acham que o café está demasiado cheio, porque querem ser atendidos primeiro do que todos os outros, porque não lhes responderam no tom que acham conveniente. Sou a favor de se reclamar quando existem efectivamente razões para isso mas não consigo deixar de sentir vergonha alheia quando estou nalgum sítio com alguma pessoa conhecida e esta começa a reclamar com um empregado numa loja, um condutor ou peão na estrada ou até com outro amigo que esteja connosco, por algum motivo que eu considero descabido. Sim, é verdade que cada um atribui a importância que deseja a cada circunstância, mas o que me preocupa é a falta de leveza, de compreensão, de diálogo e muitas vezes, de educação. 
A agressão deixou de ser física.
Todos vivemos tempos de crise, os impostos aumentam, os ordenados diminuem, os negócios fecham, os amigos emigram em busca de um futuro melhor e é normal existir uma nuvem negra sobre as nossas cabeças, mas sinceramente, para mim já bastam as nuvens negras reais deste inverno chuvoso. Ainda me lembro da primeira coisa que aprendi na Universidade, dita por uma professora quase da minha idade, de que quanto mais aprendermos, mais perceberemos que não sabemos nada, de que não existem verdades absolutas e que o que está certo hoje amanhã pode estar errado. Se calhar levei isso demasiado a sério e hoje consigo aceitar melhor a mutabilidade das coisas à minha volta, e por esse motivo não consigo compreender nem lidar bem com "tomadores" de decisões irrevogáveis e detentores de todas as certezas do mundo. 
Cansei-me de "grumpy cats" que vêem o mundo a cinzento e que acordam a pensar sobre o que irão reclamar primeiro, de velhos do Restelo que antevêem finais trágicos para qualquer decisão que o vizinho da frente tome em prol da sua felicidade, de burros velhos que teimam em não aprender línguas, de destruidores de sonhos.

Isto é uma emergência.

O meu conselho: 
  • aprendam a parar de vez em quando para cheirar as rosas. 
  • encorajem aquele amigo ou familiar que está na dúvida se dá um passo em frente ou se fica no mesmo sítio.
  • aprendam a usar mais o reforço positivo nas vossas intervenções, sejam elas numa conversa de café ou a comentar publicações na internet, tornar-vos-á pessoas mais bonitas.
  • aprendam a ver o copo meio cheio, não precisam conformar-se com a mediania, mas é importante ter a humildade de aceitar que podemos não atingir tudo aquilo que desejaríamos na vida.
  • abracem as pessoas que gostam e oiçam-nas com real atenção.
  • aprendam a respirar - breathe in, breathe out, breathe in, breathe out, é fácil.
  • brinquem mais em vez de reclamar "só porque sim". E mesmo que tenham razão para reclamar, será que valerá mesmo a pena?


Ontem disseram-me que nunca me tinham visto chateado e que não faziam ideia de como seria eu aborrecido com a vida. Respondi-lhe que também me chateio algumas vezes, simplesmente não gosto de gastar energia com pequenices mundanas e talvez por isso nunca me tenham ouvido reclamar de alguma coisa concreta ou gritar palavrões aos sete ventos. E sim, eu também reclamo de muita coisa mas vida tem-me dado demasiadas dicas para aproveitá-la da melhor forma possível, tirando partido das pequenas coisas e dos momentos soltos que vou tendo aqui e ali. Tenho duas formas de olhar para as coisas que me acontecem na vida: por um lado, consigo esgrimir argumentos reais que façam a minha vida parecer um imenso caos, uma tragédia grega, um inferno incessante. Por outro, também consigo relatar acontecimentos e momentos que me fazem pensar que sou a pessoa mais feliz e sortuda à face da terra. É tudo uma questão de perspectiva, e eu prefiro claramente a segunda. 

quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi - Os Bastidores

Não sou a melhor pessoa do mundo para comentar os Jogos Olímpicos  de Inverno porque no máximo consigo enumerar 3 modalidades e o mais perto que tive de praticar uma delas foi quando deslizei numa rampinha de gelo no Pico do Areeiro com um saco do lixo debaixo do rabo e nem sei que nome dar a isso. Ai, espera, uma vez também dei um trambolhão a patinar no gelo em Viena, isso conta, não conta? Vá, foram uns três, tenho de ser honesto (foram dez). Pronto, tive de ir buscar o disco externo para ver as fotografias que remontam a 2007, quando eu ainda tinha cara de miúdo, porém, não tão giro como hoje em dia. 


Pronto, ia começar a falar dos Jogos Olímpicos, comecei a desconversar e invariavelmente, acabei a falar de mim. Ainda bem que aqui ninguém me pede para calar, logo agora que até estou a cantar aqui em casa. 
O que interessa é que vi um vídeo sobre os bastidores dos Jogos Olímpicos de Sochi - ainda bem que estou a escrever e não a falar porque não sei como se pronuncia o nome da cidade - e subitamente fiquei interessado em informar-me mais sobre o evento. Não é por nada, fiquei foi impressionadíssimo com a organização minuciosa e o cuidado em manter os atletas plenamente satisfeitos. Arf! 



A Próxima Viagem Já Está Marcada!

Após muita ponderação, pesquisa de vôos, escolhas de datas e definição de orçamentos, já está escolhida e comprada a minha próxima viagem. Dediquei algumas horas ao longo de vários dias mas agora que já não jogo Candy Crush sinto-me uma pessoa com imenso tempo livre e se eu tivesse o dinheiro necessário na altura, acho que teria comprado viagens para pelo menos dois meses fora. Não sei se suspire de alívio ou de resignação. Bem, o que importa é que em Março o Pedro vai voar e o destino escolhido é:


Não é Milão!


Não é Londres!
(desculpem Luís, Marcos e Rúben)


Não é Roma!


Não é Palermo!
(desculpa Rafaela)


Não é Praga!


Não é Viena!
(desculpem Sérgio e Patrícia)


Não é Paris!


É PARA A MADEIRA!

Uma enorme surpresa, este destino exótico cheio de bolo do caco, espetadas e ponchas. Aliás, é no registo gastronómico que esta viagem se insere, já que há uma montanha de amigos a caminho do mesmo destino comigo e eles terão de sair bem nutridos e alcoolizados da ilha para apenas terem lembranças maravilhosas. Lá terá de ser, uma chatice voltar a casa mais uma vez...

quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Quando crescer quero ser...



como o Rick Mereki!

Até há pouco não sabia quem era esse indivíduo e agora ele é o meu mais recente herói. Basicamente ele fez o que eu e milhares de pessoas ansiamos fazer mas que adiamos eternamente: viajar pelo mundo de mochila às costas. E numa dessas viagens em 2011 o rapaz australiano viajou durante 44 dias por 11 países para criar três vídeos que intitulou "EAT", "MOVE" e "LEARN". Consta que se tornaram virais no Vimeo, no entanto, por algum motivo alienígena, eu só os conheci HOJE. E estou completamente rendido. Isto é simplesmente maravilhoso! São 3 minutos e 25 segundos de pura inspiração.

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Pes & Sofs no Paraíso



Aqui fica a minha estreia no universo da GoPro, tenho o computador cheio (mesmo, mesmo cheio) de vídeos soltos e ainda não os tinha tentado trabalhar. Esta foi a minha primeira experiência e apesar de eu saber que podia estar muuuuuito melhor editado, junta três das minhas coisas preferidas no mundo - a Sofia Isabel, o Porto Santo e o Verão - e por isso estou felicíssimo com o resultado. 

I LOVE IT!

domingo, fevereiro 16, 2014

PES Agricultor - as túlipas



No dia 5 de Janeiro plantei 10 túlipas e desejei com toda a força do mundo que a Primavera chegasse rapidamente. Pensei por momentos que as túlipas pudessem ser as novas andorinhas. Após 40 dias não há andorinhas, nem tão pouco vestígios de Primavera, porém o milagre da Natureza está a acontecer na minha cozinha e até o momento, 9 das 10 túlipas já deram um ar da sua graça e estão ali espevitadas à espera do calorzinho que NUNCA conheceram. Começaram a nascer há já umas semanas e estive quase a declarar no blogue que a Primavera havia chegado, mas ainda bem que me contive, pois os tectos do meu quarto e da casa de banho insistiram em convencer-me do contrário, deitando lágrimas de chuva dentro de casa. Ando a esgravatar à procura do 10º rebento mas até agora nada. Estou a pensar baptizá-las mas vou esperar por saber as suas cores. Estou a torcer para que nasça uma com padrão tigresa para chamá-la Dona Dolores. O resto a seu tempo se saberá. 

sábado, fevereiro 15, 2014

O SOL VOLTOU!

E a primeira coisa que vou fazer é:

duas máquinas de roupa.



Percebemos que estamos a envelhecer rapidamente quando ficamos eufóricos com a simples hipótese de poder lavar roupa e pô-la a secar no estendal do lado de fora da janela. Mas como a vida é feita de momentos, vou tentar festejar este com a alegria que merece, brindando com um copo de leite e andando nu pela casa com as janelas abertas.

sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Em Caso de Amor à Primeira Vista...



"Que hei-de eu fazer
Tão nova e desamparada
Quando o amor
Me entra de repente
P'la porta da frente
E fica a porta escancarada"

("Às Vezes o Amor", Sérgio Godinho)

Quantas vezes acontece cruzar-nos com um(a) desconhecido(a) e os nossos olhares se cruzarem, e subitamente, o nosso coração dispara, querendo saltar para fora do peito, como se o universo tivesse estado a conspirar para que aquelas duas pessoas estivessem no lugar certo à hora certa? Pois, se calhar não são assim tantas as vezes como gostaríamos. Mas pode acontecer, no lugar e na hora mais inusitada. E o que fazer depois dos olhares se cruzarem? Continuar a andar em frente e ficar cada vez mais distante daquela pessoa que podia ser "a tal", vendo-a desaparecer à medida que subimos a rua? Voltar atrás e perguntar-lhe o nome? Parar e esperar que ela também páre? De repente temos míseros segundos para tomar uma decisão e a nossa cabeça não se entende com o coração saltitante que guardamos no peito. Basicamente, ficamos tolos, e caso consigamos trocar alguma palavra com a pessoa, sairá um amontoado de parvoíces sem nexo que mais tarde nos envergonhará quando contarmos a algum amigo o sucedido. Na maioria das vezes é provável que nos tornemos acanhados e sigamos em frente, mas aviso já que muito provavelmente se irão arrepender se o fizerem. Caso vos aconteça hoje, amanhã ou depois, desentorpeçam essa língua, empinem a cabeça e mesmo que as bochechas fiquem ruborizadas quem nem tomates, tomem a iniciativa e digam ou façam alguma coisa. É possível que vos saia um borrada qualquer, mas na pior das hipóteses, vão para casa com o rabo entre as pernas por terem metido conversa com alguém que afinal apenas cruzou o olhar por engano. Na melhor das hipóteses, poderão encontrar a pessoa da vossa vida? Quem sabe? Afinal, só mesmo tentado é que poderemos saber.

Hoje, no dia dos namorados, quem acordou em Paris teve a vida facilitada. 1500 postos de emergência para "casos de amor à primeira vista" foram espalhados pela cidade do amor e sinceramente, espero que tenham servido para desencadear belas histórias de amor.

Podia ser o Autocorrect do Jorge Jesus

Este é um problema com o qual nunca lidei, já que nunca utilizo autocorrect em nada, mas quase me faz ter vontade de o passar a utilizar. Felizmente alguém se deu ao trabalho de reunir estas pérolas e eu juro que derramei lágrimas de tanto rir e até uma ou outra gotinha, mas isto é porque eu sou parvo que dói. E por algum motivo, pensei por momentos que este podia ser o telemóvel do Jorge Jesus.


























Fonte: http://dontpkethebear.com/25-funny-auto-correct-fails/