segunda-feira, outubro 26, 2009

Lição nº 1

Hoje, sendo Segunda-feira, parece-me um óptimo dia para abrir o livro de reclamações e para iluminar a cabecinha de algumas pessoas medievais que ainda subsistem espalhadas pela bela cidade de Lisboa.


Toda a gente adora uma boa hora de ponta, uiiii, que não vejo muita coisa melhor do que ficar preso no trânsito com os carros detrás a buzinar como se isso fosse ajudar a tirar os carros entupidos que estão à sua frente. É que é de uma inteligência dantesca buzinar para manifestar o seu estado de espírito e é sempre uma boa terapia para se começar bem o dia, cheios de alegria e bom humor. Eh lá, está uma grande fila aqui, vamos lá todos buzinar a ver se assustamos os carros à frente e eles começam a andar. Bravo.


Conhecem aquelas escadas rolantes do metro da Baixa-Chiado que nos fazem sentir como se estivessemos mais próximos da Nova Zelândia do que d' A Brasileira? Tudo bem que eu tenho uma certa mania de não ficar quieto numa escada rolante e acabo sempre por subi-la a andar só para ter a sensação de que estou com um super-poder que me duplica a velocidade de andamento, mas quando estamos realmente com pressa, existe sempre algum par de namorados, amigos ou familiares que insiste em ir lado a lado, criando um tampão que impede que as pessoas passem. E o melhor é que nunca se apercebem disso. E todo eu adoro demorar meia hora a sair do sub-mundo da Baicha-Chiado, costuma ser o ponto alto do meu dia. Com isto queria ensinar, que eu sou uma pessoa de sabedoria imensa, que numa escada rolante, tal como numa estrada, circula-se pela direita deixando a esquerda para os mais apressados. É bom senso e educação. Ponto.


Gosto ainda quando estamos quase a chegar ao metro e começamos a ver a porta a ameaçar fechar, o que resulta numa imensidão de pessoas a correr e a jogar-se para tentar não ficar à espera do próximo metro ou na pior das hipóteses, entalado na porta. O bonito é assistir àquelas pessoas que entram a correr e mal põem as patinhas dentro da carruagem, páram de imediato com um suspior de alívio. E os que vêm atrás que fiquem entalados, que é sempre uma coisa divertida de se ver. Ainda em relação ao metro que fique claro: primeiro deixamos as pessoas sair, depois entramos. É bonito e ninguém se chateia. Chateia não, aborrece. Que as pessoas educadas não se chateiam, aborrecem-se.


Estamos conversados, hein?

10 comentários:

Luís Silva disse...

Partilho o mesmo desespero quanto ao problema nas escadas rolantes e à ética na saida e entrada do metro caro Pedro :P
Finalmente alguém que me compreende! Heheeh

Rute disse...

É tão bom não é!? :S IAK

Anónimo disse...

Pedro Bobone educa habitantes da capital do reino! E bico!

dnesa

Anónimo disse...

cada vez mais gosto de viver nas calmas da Ilha sem confusões de escadas rolantes e metro, o que achas?

Sof disse...

Por isso qué boa a nossa térrinha! Num tem metro! Só centimetro!

Sof disse...

Por isso qué boa a nossa térrinha! Num tem metro! Só centimetro!

Luís Silva disse...

Sofizabel! adorei :D

Diogo Rodrigues disse...

Concordo plenamente. Moro no bairro alto e o só a história toda do metro que contaste faz-me perder 20 minutos, 15 só para descer as escadas rolantes e apanhar o metro, os restantes 5 é até o destino que pretendo :P

Anónimo disse...

Só para deixar uma abraço. Espero que tudo esteja a correr pelo melhor aí em Lisboa...essa cidade maravilhosa!E, a propósito do seu comentário sobre o toy story 3, aproveita isto http://www.mostra-animate.com/na FBAL.
Bj Guida

Diogo disse...

Eu cá sou dos q contribui para o transito nas escadas rolantes! :O lol