sábado, novembro 28, 2009

Analepse Temporal


Vai já com 4 anos e alguns meses que eu estava a estudar arduamente para a cadeira de Desenvolvimento Motor, estava eu no meu 2º ano de curso. Era daquelas disciplinas que exigiam muito marranço apesar de todos nos falarem da importância de perceber as coisas em vez de as decorarmos. Mas eu sabia desde logo que aquela era uma disciplina que não convinha arriscar com escrita criativa, daí eu sempre ter tido as melhores notas nas disciplinas do professor que as leccionava. Escrevia tintim por tintim, quase com os pontos e vírgulas no mesmo lugar, correndo sempre aquele risco de parecer quetinha copiado quanto mais podia. Lembro-me que já tinha passado a famosa Páscoa de 2005, durante a qual descobri a música do Jack Johnson, numa tarde nublada, naquela casa à beira-mar plantada, junto à praia, aquela praia. Fixei-a, apaixonei-me por ela. Não demorei a comprar os discos do Jack, sem praticamente conhecer as músicas. Lembro-me de familiarizar-me com elasdurante o estudo para Desenvolvimento Motor. Eu e o Jack fizemos várias noitadas, eu lia e escrevia, lia e escrevia, lia e escrevia. O Jack acompanhava-me com a sua guitarra e uma voz suave que ajudava a suportar o trabalho que aqueles apontamentos me proporcionavam. Pode parecer ridículo ter guardado a memória de dias de estudo para uma disciplina que nem me fascinava propriamente, mas o que é facto é que consigo rebuscar na memória e lembrar-me de momentos de estudo em casa, na biblioteca pública e numa sala da Universidade pela noite dentro, onde eu me inspirava para reter conhecimento. Lembro-me do meu fiel amigo discman, com uma parte azul translúcido, já todo riscado de tanta utilização que lhe dei. Hoje ele jaz num antigo quarto, a apanhar pó à espera que a moda dos "compact disks" volte de novo. Volta sempre.

Hoje, com mais álbuns e músicas melodiosas editadas, o Jack toca a sua guitarra com aquele som que me é tão familiar enquanto estudo Anatomia, Cinesiologia e Biomecânica. O lugar, a matéria, o tempo são outros. Mas a sensação de borboletas na barriga é a mesma de outrora. Quase que diria que é bom ter alguma coisa para estudar. Pronto, escrevo isto porque estou a fazer uma pausa, sei bem que daqui a pouco vou voltar a praguejar e a questionar-me porque resolvi voltar a estudar. Mas o Jack vai fazer-me companhia pela noite dentro.

5 comentários:

Anónimo disse...

I kilhe u jack...u suck!

Afinal podemos sempre voltar atrás e reviver momentos passados sem esperarmos...Aproveita o saborzinho do estudo e da vida maravilhosa d estudante...

dnesa

Todos os nomes disse...

E eu uso musica de yoga para me acalmar quando ainda me falta estudar capítulos inteiros e é a véspera do exame, entendes?

Sof disse...

Pois é! Senti o mesmo... Esqueceste-te foi de mencionar o concerto dele! Ahahah

I'm thinkin' about my doorbell
When ya gonna ring it, when ya gonna ring it

Ahahaha (white stripes in da house! lembrasti?)

Pedro Espírito Santo disse...

Está feito e em princípio, passado. Weeeeee!

Mais noites de estudo aguardam-me nos próximos meses. Já nem lembrava o nervoso miudinho de fazer um exameena verdade não tinha grande saudade dessa parte. Nheca!

Sof disse...

'Doro qd ignoras as pessoas! Fink dat is why i laviu so much!