segunda-feira, abril 29, 2013

Um Dia Deixo De Roer As Unhas


Esta imagem serei eu daqui a 1 mês. Tirando a parte de eu não ter sobrancelhas arqueadas como as do rapaz, o que vai acontecer será o acto (é com "C" mesmo) de pegar numa tesoura e... cortar as unhas!
Tudo normal para quem não me conheça. Cortar as unhas é, geralmente, algo banal ao comum dos mortais. Mas não para este menino. Este menino que vos escreve tem a indecência de assumir que não usa uma tesoura destas nas unhinhas para aí desde a 2ª classe, altura em que se lembra de ter começado a levar os dedos à boca. Não sei até hoje o que me levou a começar tal prática, mas depois de muita reflexão, chego à abrangente conclusão de que sou simplesmente um nervosinho dos nervos. Roía as unhas sempre que tinha um teste, sempre que o Porto ou o Nacional jogavam, quando dava um filme cheio de suspense ou qualquer outra coisa que me obrigasse a um período de espera. Há quem fume, há quem cantarole e há quem goste de levar germes à boca. Eu sou desses últimos. Podia até ficar-me pelas unhas, mas não, eu ambicionava mais. E por isso, à falta de unha, haviam peles em seu redor que por alguma razão devo ter achado que eram inestéticas. Ou saborosas. E lá ia eu com os dentinhos numa sede insaciável de unha. Escrevendo isto até parece mal. Provavelmente faltava-me escrever sobre o assunto para me aperceber do quão nojento é. 
Já usei verniz a ver se deixava de roer, mas habituei-me ao sabor e pior do que roer as unhas, é fazê-lo tendo noção disso, e ao menos o verniz permitia avisar-me desse acto irreflectido. Serviu durante 2 dias. Cheguei a esfregar pimenta, mas depressa me habituei e até gostava. Mas bastava lavar as mãos - por alguma razão, não tenho nojo de roer as unhas porcas, mas tenho nojo de ter as mãos por lavar - para deixar de nutrir qualquer efeito. 
Uma vez, por causa de uma entrevista de trabalho, consegui o máximo de tempo que me lembro - cerca de 3 semanas -  sem as roer. Estavam maravilhosas e acho que entrei na sala de entrevista com as mãos viradas para a frente para que todos tivessem a certeza que não seria por esse meu hábito que iria ser despachado. 

Isto, não sendo uma resolução de novo ano, é uma resolução de 29 de Abril de 2013. Daqui a um mês, se não me "esquecer",  apresento os resultados. Estava até a pensar em pintar as unhas, tipo uma de cada cor. Seria um furor no trabalho.

foto: corbis.com

2 comentários:

Anónimo disse...

Dia 29 irei confirmar, já não era sem tempo

Anónimo disse...

unhas de gel Puedro, unhas de gel!