segunda-feira, abril 03, 2006

Pormenores

É porreiro sim senhor.
A vida é feita de pequeninos pormenores irrepetíveis.
Talvez se eu não tivesse ido ao supermercado naquele dia, naquela hora comprar o verniz que já nem me lembro para quem era, se eu não tivesse entrado no corredor certo, se não tivesse desviado o olhar para aquela pessoa. E se eu não tivesse voltado ao mesmo lugar ? E se tivesse desviado o olhar no momento errado ? E se eu não tivesse aceite aquela cerveja ?
E se eu não tivesse dito aquele montinho de palavras naquele momento de puro terror ? E se tivesse fugido daquele beijo ? E se não tivesse permanecido naquele túnel a olhar o mar num silêncio reconfortante ?
E se não tivesse fingido não ter visto ninguém naquele átrio ?
E se não tivesse entrado naquela sala ?...
E se ?... E se ?... E se ?...
Pelo menos reconforta-me a ideia de que nada se repete, que o momento seguinte é totalmente novo, novas oportunidades, novos momentos, novos sentimentos, uma constante interrogação que só é respondida pelos pequenos gestos, pequenos nadas que definem UMA VIDA ! ! !
É verdade !
Grande parte das melhores coisas que temos na vida são fruto de pormenores que tiveram a felicidade de se encontrar no mesmo lugar e no mesmo horizonte temporal !

5 comentários:

Nuno Vrrruummmm disse...

concordo com o autor.
a vida e' um caminho, e por esse trajecto encontramos algumas "pedras", alguns "buracos" maiores ou mais pequenos, mas tambem encontramos alguns "afluentes" que nos fazem recompor do caminho atribulado. Nesses afluentes encontramos aqueles que no's damos valor, que nos apoiam, que por vezes estendem uma mao, quando estamos "cansados de andar". Ha' outros tambem que estao dispostos a pegar-nos ao colo por momentos, para nos "poupar" no trajecto. Mas em todos estes eventos, ha algum comum. Os momentos!
Se se quiser ser mais especifico, entao podemos denominar em pormenores, e realmente so acontecem uma vez, so acontecem, no Presente. O que foi passado, ja foi, o que sera' no Futuro, ainda estara' para vir, o que interessa e' o Presente. Mas se nos pusermos a questionar nos "ses"..se eu tivesse..se a bola fosse jogada para o lado esquerdo em vez do lado direito...e se...e se..?
A vida e' o momento, o Presente...dai que e' PRESENTE.. uma prenda que deveremos nos orgulhar, por estarmos aqui!
Se na vida pudessemos fazer CTRL+Z, como se faz num Word, deixariamos de ter as surpresas, pois seria tudo controlado por no's!
Nao devemos NUNCA de arrepender do que fizemos nem tentar desfaze-lo, devemos nos arrepender sim,do que NAO FIZEMOS!
Sera' atrevimento afirmar que os pormenores (sejam eles identificados/reconhecidos/valorizados ou nao pela pessoa), que esse somatorio de situacoes, sao o que nos fazem hoje saber o que/como/quem somos no "caminho" da vida?
Estimei muito o teu "post"!!

Ana Pena disse...

"aquela sala..." ... citogenética!:) os momentos...ms perdoa-me discordarctg Nuno..não é apenas o Presente que existe. Se fosse não poderiamos aprender, crescer, e lutar para alcançarmos algum objectivo. Sem a consciência de um Futuro acho que não poderiamos ter a consciência do quão bela é a vida, um mar enorme de possibilidades e de caminhos...e de momentos!:)
like your url!kinder bueno é bom!
beijos:)

Nuno Vrrruummmm disse...

Bemmm, Ana, muito obrigado pelo teu comentario, ao meu comentario. E' para isso que existe um blog, para discutir tambem ideias, e nao so' para despeja-las. :)
Nao estou aqui para concordar nem discordar contigo, alias, todos nos temos ciencia das nossas opinioes, sendo algumas homologas e outras nao. E ainda bem que nao somos todos iguais, ou seriamos autenticas FOTOCOPIAS, made by XEROX, ahahahaah!
Agora vou mais fundo no teu comentario ao meu: Tudo o que dizes e' verdade, "porque o sonho comanda a vida", e sonhamos com algo no futuro, a curto, medio ou longo prazo. Mas nada, nada se concretizara', por muito que penses no Futuro, se nao o realizares no Presente. Por isso e' que digo que o futuro ainda esta' para vir. Nao estou a me descartar do Futuro, mas que por muito que planeies "aprender, crescer, e lutar para alcancarmos algum objectivo" so' o realizaras quando? no Presente. E os momentos, so os vives no Presente. Nada mais nada menos, como num campeonato... uma equipa traça um objectivo "aprende(treina), cresce(aperfeicoa-se no treino, nos jogos de preparacao), e lutar(jogos de competicao no campeonato) para alcancar algum objectivo(ser campeao)", mas o momento, propriamente vivido, e' no Presente. Mesmo que ganhes a Taca, a sensacao de ser campeao, de alegria, e' naqueles justos minutos, no dia seguinte, ja era..mas viveste o momento, na altura certa... Para o Passado que ja foi, ficam as memorias; para o Futuro, ficam os tais objectivos que te predispoes a realizar; no Presente... efectivamente.. O MOMENTO... um pormenor que e' a variavel mais importante, na equacao da vida...e essa variavel, nunca e' a mesma :) e as incertezas dessa variavel na equacao, transformam-se nos sonhos, nas surpresas, nas alegrias, e tambem nas tristezas.
Agora tambem nao sejas totalmente metodica a traçar o Futuro, ha' que dar lugar tambem à expontaneidade.. mas isso é outro pormenor ;)
Uma vez mais, obrigado pelo comentario, e' sinal que nao foi "postado" em vão!
Ja diz a célebre frase:
Grande mentes,discutem idéias...Mentes medianas,discutem eventos e Mentes pequenas,discutem pessoas!

Pedro Espírito Santo disse...

Muito obrigado pelos vossos comentários ! Mas agora nao resisto a deitar mais achas na fogueira ehehe ! Segundo João Gabriel, meu professor de TMTD, o presente NÃO EXISTE !!! pois é minha gente ! Segundo ele, quando uma pessoa tenta se consciencializar do momento presente, tarde demais, ele já se foi !
Pessoalmente prefiro pensar no presente como um espaço temporal mais longo que um milionésimo de segundo. Mas acaba por ser verdade. Quando pensamos estar a viver o presente ele ja esvoaçou janela fora.

Nuno Vrrruummmm disse...

quero conhecer esse joao gabriel!
:)
é muito subjectiva a questão do termo Presente.
O Presente pode ser, um espaço temporal, que nem um milionesimo de segundo é Presente, porque passado esse milionésimo de segundo.. Puffffff... já era!
Mas o momento, em que vives, é presentemente agora, mesmo que passasse um minuto, uma hora, um dia... o momento foi vivido, quando existimos e temos de denominar Presente, porque é quando estamos presentes! ahhhhhh!!
e nao deites mais combustivel rapaz!!!!! ;)