segunda-feira, março 01, 2010

"Uma Flor para a Madeira"



Passada mais de uma semana do fatídico temporal, já todos estamos mais que fartos de ver as imagens de destruição da cidade do Funchal, Ribeira Brava e de outros locais espalhados pela ilha. Confesso que ainda páro à frente da televisão para ver as mesmas imagens a repetir vezes sem fim e ainda não consegui digerir muito bem o que aconteceu. São coisas que não julgamos possíveis de ocorrer nas nossas casas, nas nossas cidades. Como madeirense que sou, não fiquei indiferente, afinal de contas passei uma semana a ver inundadas as ruas por onde tantas vezes passeei com o meu avô em pequeno, por onde fiz as minhas corridas ao final da tarde, por onde consumi tardes com os amigos que deviam ter sido passadas a estudar. Todos os madeirenses têm muitas histórias a contar acerca daquelas ruas, daqueles muros, daí o aperto no coração e a lágrima prestes a correr ao assistir às imagens de devastação causadas pela água, pela lama e por tudo o que conseguiram arrastar consigo. O que me surprendeu foi que não se tratou apenas de um sentimento insular, apercebi-me de uma imensa solidariedade nacional, afinal quase ninguém ficou indiferente, talvez eu seja um daqueles típicos portugueses cépticos e com uma visão negra do meu próprio país que julgava impossível ver tanta gente a mover-se por uma causa destas, felizmente verifiquei o contrário. No fatídico Sábado recebi mensagens e telefonemas como se fosse o meu aniversário, talvez até mais, muitos genuinamente preocupados, poucos que me pareciam inconscientemente ávidos por saber novidades mórbidas do temporal.
Senti-me realmente impotente por nada poder fazer para além de me sentar no sofá e a engolir em seco todas as imagens que passavam, quando o que mais me apetecia era estar na Madeira, pegar numa pá e ir para a rua ajudar a limpar a minha ilha. Aquela ilha que afinal é de muita gente. Toda a solidariedade e generosidade que se desenvolveu à volta desta intempérie foi realmente surpreendente e o espectáculo organizado pela Sic, "Uma Flor para a Madeira", foi qualquer coisa de soberbo. Assistiu-se a algo de muito bonito e carregadinho de esperança e boa energia.

Pois é, somos afinal de contas um país menos cinzento do que aquele que pintamos.


3 comentários:

GotchyaYinYang disse...

Sem dúvida que o país se está a unir :) Força Pedro!

Anónimo disse...

Hey Wassup?
I've been around here for a while now, and I finally found something worth writing about: I found This nice resource on [url=http://html2rss.com/rss.php?id=235770[b]Entertainment Centers [/b][/url].
Check these out I highly recommend

Anónimo disse...

Hi Guys and Gals
I'm thinking of replacing my worn out[url=http://www.milesgershon.com][b] Entertainment Center[/b][/url] with a new one from MilesGershon.com -Has anyone bought [url=http://www.milesgershon.com][b] Entertainment Centers[/b][/url]from these guys? I'm kind of concerned about shipping timetables

Thanks

Stacie