domingo, fevereiro 13, 2011

"Pedro Gosta Disto"


Hoje falemos acerca do botão "Gosto" do Facebook.

Já não bastava haver pessoas que escrevem coisas espectaculares, das profundezes mais íntimas do seu ser, como por exemplo, "Banho" ou "Comendo" ou "Chuva" no Facebook, tinha de existir também um botãozinho a dizer "Gosto" debaixo de todas essas pérolas. E para que serve esse botão? Eis a minha teoria:

1 - Para ajudar as pessoas menos inspiradas a dizer que gostam de uma coisa mas não o suficiente para escreverem algo inteligente, então, entre passar por uma pessoa que não tem nada de útil para escrever, ficam-se pela manifestação mais silenciosa sem correr o risco de ficar mal na fotografia;

2 - Para dizer às pessoas "Eu estou aqui", é uma forma de tentar impedir que os nossos amigoas venham dizer "Ah, nunca mais disseste nada". Nesse momento podem sempre dizer que não é bem assim, que ainda na semana passada tinham gostado da música nova dos Pólo Norte que estava no seu mural, mesmo que isso seja uma mentira escandalosa;

3 - Para ajudar a acelerar o processo de engate, clicando "Gosto" em várias publicações do mural ajuda logo a encontrar uma série de coincidências fabulosas que dizem nas entrelinhas "Estou desejando de te saltar para cima, mas vou começar subtilmente a dizer que gosto das tuas coisas e ainda bem que não me estás a ver neste momento em que tenho as minhas hormonas a transbordar pelos ouvidos".

4 - Finalmente, para efectivamente dizerem que gostam genuinamente de alguma coisa.


Tornou-se de tal forma tão banal dizer que se gosta de alguma coisa que as pessoas começam a entrar em piloto automático. E é isso, ou a malvadez desavergonhada, que fazem com que haja 25 pessoas a gostar do final da relação do João, da morte do Cachorro ou da doença terminal da Avó.
Pois bem, se o João terminou uma relação, não deverá, à partida, estar super feliz da vida nem ficará melhor pelo facto dos amigos "gostarem" do facto dele estar novamente no mercado de aquisições amorosas. Uma pessoa fica sempre na dúvida se o clique é por solidariedade com a coisa ou por simplesmente se sentirem bem com a desgraça alheia.
Se o cachorro morreu, também fica a dúvida no ar se estão a querer dizer "Finalmente vou poder ir a tua casa sem correr o risco de ser atacado pelo lobo d'Alsácia raivoso que me atacava as pernas sempre que eu passava no hall de entrada".
Se a Avó está em vias de falecer, se calhar uma mensagenzita de apoio um pouco mais privada poderá ser a solução, mas isso digo eu que não sou ninguém. Eu pelo menos acho que não gostaria de ter 85 anos e ver a minha demência "apreciada" nas redes sociais pelos amigos virtuais dos meus netos. Essas pessoas deviam era levar um chapadão, se o meu Parkinson permitisse tal coisa.

Por agora é tudo, vou só ali ver se já criaram um botão que me permita gostar dos "Gostos" das pessoas que gostaram dos meus comentários.

4 comentários:

Unknown disse...

Gosto!

...quer dizer, concordo com cada palavra que foi aqui escrita! :P

Isso de aparecerem não sei quantos "gostos" por baixo de uma mensagem que no mínimo é de tristeza, a mim tb sempre me fez alguma confusão.

Ainda um dia destes comentei isso aqui em casa... Que cada vez mais as pessoas têm preguiça de pensar.

E viva a lei do menor esforço!!

Bom inicio de semana!
Rosa A.

Cláudia Nóbrega disse...

Finalmente alguém que tem a ousadia de expressar publicamente algo que toda a gente pensa mas ninguém manifesta.

"GOSTO" seria bastante limitativo para descrever o meu estado de espírito perante este post e por isso termino com um efusivo ADORO!!!!

Cumprimentos de uma seguidora frequente deste blog ;)

laury disse...

Dás-me sono.

Dreams and Chocolate disse...

Posso dizer apenas "gosto" ? hehe ;)

Gostei do post e é realmente uma grande verdade! Falando por mim, também faço "gosto"'s de vez em quando por falta de vontade ou inspiração para comentar! No entanto muitas das vezes gosto realmente hehe ^^

Já agora, deixo um "gosto" ao teu blog e vou segui-lo ! ;)