sexta-feira, setembro 21, 2012

A Propósito de Touradas


Nunca fui defensor das touradas mas também nunca manifestei opiniões radicais em relação ao assunto. Hoje em passagem pelo facebook não consegui deixar de ficar indiferente e dei por mim a ter uma vontade muito pouco "racional" de esbofetear uma série de pessoas. Mas acabei por deixar apenas a minha opinião, já que todos podemos ter uma. 


 CITAÇÃO 
"Antitaurinos existiram sempre, mas há 10, 15 anos existe o 'animalismo', que tem a ver com uma doença grave da nossa sociedade, em que as pessoas tentam transportar a sensibilidade e o sentimento do que é racional e humano para o animal. E isto porque a nossa sociedade está doente. Existem cada vez mais indivíduos sós, com mais problemas psicológicos, em que a sensibilidade, o sentimento, a relação humana é difícil de alcançar. É difícil sentir e relacionar-se. Por este facto, os animais domésticos são a salvaguarda e a bóia de salvação de muita gente, que tenta transmitir a ideia de que também o toiro é um animal doméstico, o que não é. Transportar este sentimento para um animal irracional é totalmente estúpido." Maestro Victor Mendes, 2011 

 Ao que respondi: 

Para mim doentio é a presunção de superioridade do ser humano em relação às outras espécies. Para além do sofrimento gratuito infligido ao touro em prol de um momento de diversão (!?), no final de contas as touradas não passam de uma manifestação de superioridade de uma espécie que se auto-denomina de "racional" contra uma "animal". Só por essa razão o confronto já se torna desigual já que nós é que estamos dotados de uma rede sináptica muito superior. Mas se calhar é mais confortável um confronto destes em que o vencedor está claramente decidido desde o início e onde o touro, o máximo que pode fazer, é reagir a provocações que nem percebe de onde vêm, mas lá está, quem é ele para entender estas coisas, afinal ele não está lá para pensar. O Maestro Victor Mendes e os seus restantes seguidores deveriam, talvez, no topo da vossa superioridade, ter a humildade de perceber que se calhar o que é doentio não é "transportar a sensibilidade e o sentimento do que é racional e humano para o animal" mas sim a necessidade de querer colocar a nossa espécie num arrogante pedestal, nem que para isso tenhamos de inferiorizar uma outra espécie qualquer. Em relação a isso, aconselho esta leitura. http://www.mariuzapregnolato.com.br/?cont=faq_sobre_o_complexo_de_superioridade (as pessoas racionais não se vão ofender certamente)

Sem comentários: