quarta-feira, março 14, 2007

Siso

O que é o dente do siso ?

Dente do siso, também conhecido como dente do juízo por nascer geralmente entre os 17-20 anos de idade, é o terceiro molar. Há quatro dentes do siso, dois na arcada superior e dois na inferior, nos lados esquerdo e direito. Esses dentes são os últimos a nascer e estão localizados na parte posterior da arcada dentária.

O que quer dizer que até hoje fui meio (de metade mesmo) desmiolado.


Com que idade o dente do siso costuma nascer?

Geralmente os dentes do siso erupcionam quando a pessoa tem entre 17-20 anos de idade. Porém, não é incomum que o dente do siso nasça depois dos 20 anos.

Vá lá, já não me sinto tão anormal ter tido de esperar que me nascesse o 3º aos 21 anos. E não escolhe idade, dia ou hora para nascer. Dei à luz o dito cujo na aula de T.D.C., por entre currículos e aparelhos ideológicos de Estado.


Todos têm os dentes do siso?

Não, nem todo mundo tem os dentes do siso. Algumas pessoas têm os quatro dentes do siso, outras possuem três, dois, um ou nenhum.

Eu tenho 3. Só para chatear. Nem 2 nem 4. Três.


Por que o dente do siso não nasce em algumas pessoas?

Em alguns casos o dente do siso não aparece por a pessoa não possuir sequer o germe dental desse dente. Geralmente quando o dente do siso não nasce é ou porque não há espaço na arcada dentária, ou porque ele está na posição horizontal.

Lá espaço parece que não me falta. Ufa, que sorte (NOT!)


O que acontece se o dente do siso não erupcionar ou erupcionar parcialmente?

Caso não haja a erupção do dente do siso, esse pode ser reabsorvido pelos dentes vizinhos e causar transtornos dolorosos e possíveis degenerações. A erupção parcial pode ocasionar gengivite, irritação local, abscessos na região, edema e dor.

Irritação. Dor. Vontade de atacar alguém à dentada.


Quando é recomendada e extração do dente do siso?

É recomendada e extração quando houver falta de espaço para a erupção do dente do siso, ou quando esse está na posição horizontal. Ainda pode ser recomendada a extração em casos de dor forte ou quando há erupção parcial.

E quando eles nascem para entortar os dentes da frente ? Não os podemos tirar ? Oh meu Deus eu me pergunto !

9 comentários:

Sérgio Leal disse...

Podes sempre tirar os dentes do siso... mas digo-te que doi muito mais que um parto...

tens sorte que so tens 3 :)
eu tenho 4 e ja nasceram todos, e nem por isso sou menos demiolado ;)
alias quando me nasceu o segundo dente do siso, passei 3 dias de cama com dores e febre que nem me aguentava em pé, e o pior é que so vim a descobrir que era por causa do desgracado do dente muito tempo depois...

tens sorte de nao sofreres o que eu sofri ;)

laury disse...

"E quando eles nascem para entortar os dentes da frente ? Não os podemos tirar ?"

Quais dentes da frente? Dente e meio!

Tiago disse...

Ena!!!! Já tornei a visita de hoje a este blog numa visita de conhecimento! Tenho os dentes do siso na horizontal, ou não tenho espaço! Ou não possuo o germe!não seria gene? lololol!
É que já passei a fase dos 20... aliás! Já é este ano que faço os 22 e ainda não me nasceu nenhum dente... do siso entenda-se!

Pedro Espírito Santo disse...

Está justificada a demência do Tiago !

(se bem que te invejo por seres mais evoluído que eu !)

Pedro Espírito Santo disse...

Imagina se ficava só com um ! À frente ! De falar nisso, já se partia os dentinhos a alguém do Sporting, não ?

laury disse...

A alguém do scp, a alguns.

Queres que sinta o teu dente do siso? :p

Rute disse...

Olha, isso do juizo é bem verdade! Tenho 2 desde os 16 e os outros vão crescendo desde então!!! Agora já só falta 1 e meio! =D

laury disse...

O Pedro empresta-te os dele... se não te importares que sejam os da frente.

Pedro Espírito Santo disse...

Os meus da frente estão bons e recomendam-se ! Até nova pancadinha, claro ! E não o poderia emprestar. Ele nunca chegou a aparecer !