sexta-feira, setembro 28, 2007

EU SABIA !


O Açúcar Cria Maior Dependência Que a Cocaína


De acordo com um novo estudo, o açúcar refinado cria uma maior dependência que a cocaína - uma das substâncias mais viciantes e nocivas que actualmente se conhece.

Um valor espantoso de 94% de ratos a quem foi dado escolha opcional entre açúcar, água ou cocaína, escolheram o açúcar. Mesmo ratos viciados em cocaína rapidamente alteraram a sua preferência para açúcar, quando lhes foi oferecido como opção. Os ratos demonstraram também uma maior disposição para trabalhar em troca de açúcar do que m troca de cocaína.

Os investigadores especulam que os receptores de sabores doces (dois receptores proteicos localizados sobre a língua), que evoluiram em tempos ancestrais, quando a dieta era baixa em teor de açúcar, não se adaptaram ao consumo elevado de açúcar dos tempos modernos.

Portanto, o estímulo anormalmente elevado destes receptores devido à nossa dieta rica em açúcares gera um excesso de sinais de recompensa no cérebro, que têm o potencial para se sobrepor aos mecanismos normais de auto controlo, conduzindo por isso à dependência.

para além disso, o estudo demonstrou que existe uma tolerância cruzada e uma dependência cruzada entre açúcares e drogas. Como exemplo, animais com um longo historial de consumo de açúcar tornaram-se tolerantes (sem sensibilidade) aos efeitos analgésicos da morfina.



http://www.manz.pt/

2 comentários:

Rute disse...

E ainda há coisas piores!!!

O beijo, por exemplo. Tem açucar e é como se tivesse cocaína, dando um não consegues ficar satisfeito e mesmo depois de uma longa sessão de beijos 10 min. depois já estás de novo sedento por mais. Ah pois é!

Pedro Espírito Santo disse...

Terrível Rute, terrível...