quarta-feira, abril 30, 2008

Eslovénia, 2007

Já se passaram alguns meses, mas volta e meia batem as saudades do verão passado e de toda a minha aventura passada por essa Europa fora... Foram dias tão quentes, tão animados, tão deliciosos, tão cheios de tudo, que dou por mim a suspirar pelos cantos por não saber quando voltarei a ter oportunidade de repetir uma road-trip do género. Suspiro pelas cidades transbordantes de história, pela arte em cada esquina, pela imensidão de pessoas diferentes, pelos idiomas deliciosos, ai, aiiiiiiiii !!!!

Decidi lembrar a ida à Eslovénia, mas precisamente a Ljubljana, a capital do país. As minhas expectativas prendiam-se essencialmente com CONSEGUIR ARRANJAR OS EUROS DA ESLOVÉNIA já que nunca os tinha visto à frente e a minha colecção desse país estava a zeros. Alcancei tal desiderato na primeira bomba de gasolina que me apareceu à frente, ficando apenas a faltar 2 das 7 moedas. Agora sim, podia começar a desfrutar deste pequeno, mas muitooooo interessante país, ahahahah !

De facto, era um dos países que menos expectativas tinha criado mas acabou por ser um dos que mais me surpreendeu! Apenas tivemos um dia para conhecer a cidade, portanto tentámos conhecer ao máximo os pontos mais importantes da cidade.
Apesar de ser a cidade principal da Eslovénia, Ljubljana é simples, pacata e detentora de uma boa energia contagiante! Tem como símbolo o DRAGÃO (o que me pareceu muito bem) o qual se pode encontrar em diversos lugares e no topo de uma colina vislumbramos o castelo, que apesar de não ser tão bonito como outros por onde passámos, era fabuloso, nem que fosse pela vista imponente sobre a cidade. Os sinais de trânsito e as publicidades espalhadas por todo o lado são sem sombra de dúvida sugestivos, estavamos sempre a deparar-nos com sinais de "Cona" e "Fim de Cona", simbolizados por uma menina de lacinho na cabeça de mão dada com um senhor adulto. Mas não, não se tratava de permissão para actos pedófilos com meninas indefesas, fomos perguntar ao senhor do Hostel que nos respondeu qualquer coisa do género: "Oh, I know what that means in your country, everybody ask me about it... but it means "area"". Sempre a aprender. Depois havia uma agência de viagens denominada "Bobo-Tours" e uns outdoors da Unicef e da Playboy lado a lado nas ruas... Enfim, ninguém me tira da cabeça que os eslovenos estão envoltos num clima de sexualidade subliminar.
A arquitectura naquela cidade, linda, linda, linda ! Arte Nova em todo o lado... Pontes, fontes, casas sugestivas...

Ai, aiii... Em Ljubljana respira-se MUITO BEM !

RECOMENDA-SE !









































7 comentários:

Sérgio Leal disse...

fui la a duas semanas e obriguei os meus pais a te levarem euros eslovenos pra tua coleccao :)

tambem adoro a cidade :)

so pra informar... o que tu les cona , na verdade prenunciasse "tsona"

e se alguem te disse que wienerschniessel é tipico da eslovenia enganou-te bem :) porque como o proprio nome indica, é tipico de viena :)


ve se paras de por quadros no teu blog e escreves alguma coisa decente :) ou indecente se preferires :)

Luís Silva disse...

Belas fotos sem duvida... fiquei com curiosidade de conhecer a cidade! Parece-me bem! Também fiquei com saudades dos meus tempos de backpacker pela Europa fora... belos tempos sem duvida.
Para acabar, fiquei a perceber que fazes estes slides no powerpoint devido à imagem mal cortada da sinalização "cona".
HAHAHA
Abraços :P

Anónimo disse...

Ó tempo...volta pra trás...lalalalala...

dnesa

Anónimo disse...

a tua ausência é, em cada momento, a tua ausência.
não esqueço que os teus lábios existem longe de mim.
aqui há casas vazias. há cidades desertas. há lugares.

mas eu lembro que o tempo é outra coisa, e tenho
tanta pena de perder um instante dos teus cabelos.

aqui não há palavras. há a tua ausência. há o medo sem os
teus lábios, sem os teus cabelos. fecho os olhos para te ver
e para não chorar.

José Luis Peixoto

Blueminerva disse...

Deixaste-me a salivar...
"Cona"... lol

Um abraço

Madeira Inside disse...

Pedro, Pedro, isto sim, identifica-te como bloguista!! :))))

Que bom ver estas fotos!!

Também querooooooooooooo!!

:P

GotchyaYinYang disse...

Eu ADOREI esta cidade! E toda a Eslovénia. País fascinante sem dúvida. E claro que também tirei fotos à CONA. Somos mesmos parvos. LOLOL