domingo, julho 13, 2008

Small acts of kindness


Ontem apercebi-me o quanto as grandes cidades estão cheias de pessoas disponíveis a ajudar ou a esboçar um sorriso. Pessoas ávidas por entrar em contacto umas com as outras, nem que seja para falar do sol, da chuva ou do vento que se faz sentir. Pessoas solitárias, cheias de uma bondade transbordante e humildade inequívoca. Pessoas à espera de uma oportunidade para iluminar durante alguns segundos a rotina diária de outrém. Um sorriso, uma frase, um gracejo e "fomos amigos durante uma estação". Arrisca-se.




Experimento muitas vezes perguntar direcções ou outras indicações, não me inibo de o fazer e em contrapartida, além da informação desejada, sente-se tantas vezes uma alegria do outro lado por estarmos a fazer alguém sentir-se útil. Não esqueço o entusiasmo de uma velhinha em apontar-me a direcção da Alameda e de muitas outras pequenas situações. Lisboa está cheia de pessoas que desejam que as abordemos. Pessoas que se sentem bem em ajudar sem pedir nada em troca. Consigo aprender todos os dias alguma coisa nova, há é que saber dar o devido valor aos pequenos pormenores que tantas vezes nos esquecemos.






No meio de tanta crise neste país, ainda restam alguns pequenos actos de bondade e alguns sorrisos disponíveis. Sem IVA's, juros, prestações ou qualquer tipo de prejuízo.


1 comentário:

Sof disse...

Nas cidades pequenas como a tua, a minha e a de muitos outros acontece o mesmo. Não estamos é predispostos para o entender porque

vivemos cá logo sentimo-nos seguros e andamos empruados pela rua

vivemos cá logo sabemos onde estão as coisas não necessitando de perguntar por elas

Quando saio da minha (e tua) cidade de carro e pergunto por alguma direcção sinto precisamente isso que sentes na grande capital!

Mas sim, a vida da Capital é boa! Adoro as longas distâncias e o corridinho do dia a dia!