domingo, outubro 21, 2007

Pérola do "Atalântico"

"A Madeira é uma ilha PORTUGUESA do arquipélago da Madeira e não dos Açores. Ok ?"


É verdade, apesar dos mais distraídos nem sempre darem conta disso. É considerada a pérola do Atlântico, uma ilha pitoresca repleta de flores e florestas carregadas de vegetação luxuriante onde predominam as lianas, muito utilizadas pelos nativos para o seu deslocamento diário. Para os menos hábeis existem as carroças puxadas por bois que permitem o transporte das presas quando saem para a caça, presas estas que são importantes fontes de alimento e de peles que protegem das temperaturas gélidas dos rigorosos Invernos com temperaturas a rondar os 22ºC.
Apesar de 60% da população ainda viver em cavernas delicadamente decoradas com pinturas rupestres, começam a aparecer os primeiros prédios espalhados pela ilha construídos a partir de material argiloso sabiamente misturado com terra. O estilo de vida descontraído dos indígenas fascina os estrangeiros que se deslocam até à formosa ilha para se deliciarem a observar as rotinas diárias dos acolhedores madeirenses. As crianças têm por hábito brincar nas florestas onde convivem com alegres alces, bisontes e simpáticos pandas até o anoitecer, altura em que as mães fazem soar os seus tambores para avisar que está na hora de retornarem a suas casas. Já de noite reunem-se todos à volta de aconchegantes fogueiras onde procedem ao ritual da janta e das cantorias que tanto enchem a alma dos madeirenses de alegria.
Em alturas de maior calor, no Verão, existe sempre a possibilidade de atravessar a Travessa a pé quando a maré está baixa e alcançar o Porto Santo, uma ilha igualmente desenvolvida apesar de não existirem cavernas nem prédios, recorrendo assim a tendas montadas com ossos e peles dos alces e dos bisontes que povoam as florestas da Madeira.

P.S.: Pessoas do continente, não experimentem sequer reproduzir o idioma desta bela ilha, soará sempre a açoriano.

6 comentários:

Pedro Espírito Santo disse...

PS 2: A não ser que sejam a Maria Rueff.

Sof disse...

LOL, simplesmente, LOL
Só sendo madeirense e convivendo com muito cubano para conseguir sentir tudo isso...

Tia Cremilde disse...

Mais pérolas (absolutamente verídicas... um dia ainda escrevo sobre isto no blog da tia):
"é preciso activar o romming quando se vai para a madeira?"

"será que eles percebem o que vou dizer?" - pergunta a menina da salsa jeans no cascais shopping quando esperava que a loja do funchal lhe atendesse do outro lado... duhhhhhhhh!

Pedro Espírito Santo disse...

Não é que eu tenha alguma coisa contra cubanos, apenas tenho PENA dos IGUINORANTES que julgam que estamos isolados do mundo. No entanto, txaraaaam, surpresa ! Já temos internet !

e.t. disse...

LOLOL...lindo!
Gostei da forma como descreves essa dita pérola, a que já chamaste de calhau e coisas ainda piores..lol..aliás, bemmm piores! =P

Axo k o p.s. está muito giro..lolol...a verdade é mesmo essa, soará sempre a açoriano...lol

Fiquei com pena de vocês por causas das terriveis temperaturas de inverno! Tadinhos =P Acho k no Natal te vou enviar uns madeirinhos para acenderes lume...não quermos que congeles! =P

Doidoo! =)

Pedro Espírito Santo disse...

e.t., isto é terrível quando chega o Inverno e precisamos de mais fogueiras acesas, é ver as nossas cavernas a pegarem fogo , qual Califórnia qual quê !
E é sempre um perigo para os nossos pandas que são lentos e fugir e que têm algumas dificuldades em nadar para escaparem das chamas.