domingo, outubro 21, 2007

Século XXI

Palestras de James Watson são canceladas após declarações racistas


LONDRES (AFP) — A série de palestras que o Prémio Nobel da Medicina de 1962, o americano James Watson, deveria realizar na Grã-Bretanha foi cancelada depois da polémica causada por suas afirmações de que os africanos seriam menos inteligentes do que os brancos (...)

O cientista, premiado com o Nobel de Medicina em 1962 por ser co-descobridor da estrutura do DNA, se disse "pessimista a respeito do futuro da África". "Nossas políticas sociais são fundadas no facto de que sua inteligência é a mesma da nossa (ocidentais brancos), enquanto que todas as pesquisas dizem que não é exactamente este o caso", explicou nesta entrevista o Dr. Watson, que dirige um importante instituto de pesquisas nos Estados Unidos. Os protestos não tardaram. O secretário de Estado de Ensino, David Lammy, afro-descendente, condenou as declarações "profundamente chocantes" do Dr Watson. "É lamentável que um cientista tão eminente possa deixar seus próprios preconceitos interfiram em seu trabalho", comentou Lammy (...)

O professor Steven Rose, neurobiologista britânico, lembrou que o dr. Watson inicia frequentemente este tipo de controvérsia."Ele é conhecido por suas declarações mordazes (...) que são racistas, sexistas, homófobas, profundamente chocantes", declarou na quinta-feira à BBC. O dr. Watson já havia causado polémica entre seus pares ao afirmar que as mulheres deveriam ter o direito de abortar se os exames pudessem identificar os genes da homossexualidade no feto (...)

No mesmo caminho, aquele que é considerado por muitos "o avô do DNA" afirmou que se poderia um dia modificar a genética para criar pessoas mais belas. "As pessoas dizem que seria horrível se pudéssemos fazer com que todas as pessoas fossem bonitas", declarou, de acordo com a imprensa. "Eu acho que isto seria fantástico".


Para lerem a notícia na íntegra, aqui fica o site. De facto com essa carinha o trauma de infância deve ter sido profundo. Talvez se tivessem manipulado os seus genes poderia ser hoje um homem mais bonito e mais sensato. Falta-lhe um bocadinho de lucidez. Mas só um bocadinho. Deliciem-se com a decadência de um idoso. Se um dia eu ficar assim, empurrem-me acidentalmente de uma varanda.


E ainda queriam tirar o Prémio Nobel ao Egas Moniz por fazer lobotomias. Eu sei de umas quantas pessoas que precisavam de uma.

Sem comentários: