domingo, setembro 28, 2014

Galerias Romanas da Rua da Prata


Terminou hoje o 3º dia em que se podia visitar as galerias romanas da Rua da Prata, apesar de já lá ter ido há dois anos não consegui resistir, até porque o primeiro dia calhava na minha folga e eu podia controlar a fila através da janela da minha casa nova. Assim sendo, lá fui eu com a Letícia, que pode agora riscar um item na sua lista de coisas a fazer. 
Se há período da história que mais me entusiasma, é o romano. Sempre me fascinou, e ter vivido na Sé, mesmo ao lado do teatro romano e das ruínas da igreja da Sé fazia-me sentir epecial, parte da história. Adorava a possibilidade de estar a viver exactamente por cima de ruínas cheias de histórias para contar e agora na Rua da Prata tenho mesmo a certeza absoluta que vivo sobre um pedaço de história que esteve escondido por tantos anos debaixo dos pés de Lisboa. Aos 10 anos quando se falava destas coisas nas aulas de história na escola nunca pensaria em dizer isto uns anos depois, mas sinto uma espécie de magia misteriosa, intrigante por tudo o que é da época romana e a disciplina que eu tanto odiava na altura é hoje completamente fascinante para mim. Tenho quase a certeza que fui romano noutra vida. Aliás, na terceira fotografia estou a reencarnar Cláudio, o imperador romano da altura, numa pose de "Eu, Cláudio", mas em giro, nada de confundir com outros Cláudios.























Sem comentários: