quarta-feira, outubro 29, 2014

Segundo dia em Delhi e Partida Para Jaipur

Acordei no segundo dia de Deli com a sensação de ter vomitado, coisa que não aconteceu de certeza após atenta inspecção à almofada. Começo a sentir instintos hipocondríacos, para qualquer mínima alteração tento perceber se comi alguma coisa errada, se bebi água que não devia, se será dos medicamentos da malária ou do picante que insistem em pôr em tudo o que é comestível. Portanto, estou apenas a ser parvo.
Após o choque de ontem, hoje Deli era já uma cidade familiar pela manhã. Com os trajectos todos planeados, conseguimos percorrer os sítios desejados sem grandes percalços. O tuk-tuk é o melhor meio de transporte e damos por nós tão embrenhados na vida indiana que regateamos os valores pedidos que na verdade são diferenças de 30 ou 40 cêntimos, que quando são pedidos a mais, achamos uma roubalheira. 
Após um pequeno almoço no MacDonalds, o sítio onde me sinto mais ocidental, fomos directos para o Forte Vermelho, cor atribuída por ter muralhas feitas de arenito  vermelho. Foi provavelmente o primeiro momento em que realmente senti que estava na Índia que imaginamos através dos filmes. Fiquei para morrer, não literalmente desta vez, quando percebi que a gopro não tinha carregado durante a noite e que teria de visitar todos os monumentos sem o registo em vídeo. Recomposto, tirei 1001 fotografias com a máquina do Ruben, já que a minha memória fotográfica não é suficiente para, daqui a um mês, me lembrar do que vi e fiz. Coisas da idade. 












Próxima paragem, apesar de não estar planeada, foi o hospital dos pássaros mesmo em frente, visita que nos obrigou a descalçar pela primeira vez no dia de hoje. Durou uns 3 minutos mas ainda assim consegui pisar coco de pombo. 

A caminho da Mesquita muçulmana Jami Masjid parámos para eu comprar uma mochila que me custou 3 euros, preço que não fui capaz de regatear mais, e o Rúben uns chinelos da marca "Poma", normalmente conhecidos por "Puma". Vou correr toda a gente a chinelos Poma para o Natal. A Mesquita era muito majestosa e tinha vários muçulmanos a rezar virados para Meca. Tivemos de nos descalçar mais uma vez e eu, por estar de calções, tive de usar uma espécie de saia para me tapar as pernas. Foi o mais próximo que estive do travestismo desde os Carnavais na Madeira em que me disfarcei de cheerleader e Miss Piggy. 










Apanhado novo tuk-tuk que nos levou a atravessar a cidade, chegámos ao Baha'i House of Worship, um templo em mármore com a forma de uma flor de lótus. Um edifício imponente e moderno a contrastar com os antiquíssimos monumentos que vimos anteriormente. Pertence à seita Baha'i com origem na Pérsia e que vê a humanidade como uma raça única. E não é assim que devia ser?






Última paragem do dia, túmulo de Humayun, o segundo imperador mongol, infra-estrutura que viria a inspirar monumentos como o Taj Mahal. Foi provavelmente a minha visita preferida. Os edifícios são maravilhosos e estão rodeados de jardins que nos fazem ter vontade de ficar lá um dia inteiro. Todos esses monumentos tinham "jalis", portas gradeadas de pedra que tornam o espaço ainda mais mágico. Apanhamos excursões de escolas com crianças com cerca de 6 ou 7 anos que estavam radiantes a cumprimentar-nos, como se fossemos alguém famoso. Ser ocidental aqui na Índia gera muita curiosidade e muitos cumprimentam-nos ou pedem para tirar fotografias connosco, desde as crianças aos condutores de tuk-tuk que adoram tirar fotografias para se poderem ver nas câmaras depois. Tenho já uma coleção de fotografias e vídeos com indianos curiosos a fazer photo-bombing.












Hoje a experiência foi bem mais positiva, já que começamos a perceber como agir neste mundo caótico. E se Deli era provavelmente a cidade menos apelativa da viagem, estou ansioso para ver as restantes. 

Escrevo isto no comboio para Jaipur, são quase 5h de viagem e felizmente tenho um interruptor que me permite estar a escrever isto no telemóvel. Quando publicar já estarei em Jaipur acomodado e a preparar o roteiro para amanhã de manhã.

Vês mãe, ainda estou vivo. Avisa o pai e manda beijos aos Avós. É melhor por aqui do que por postal, ainda não vi nada que se parecesse com uma estação de correios. 

2 comentários:

Rima disse...

Apesar de ter nascido na Índia ainda não tive oportunidade de fazer uma viagem destas... Mas como prometi a uma amiga, será para breve!! A vantagem é eu ainda me desenrrascar com o meu super pobre hindi e o inglês e ter família por aí que me possa acudir caso seja necessário ;)
Espero que gostes mesmo desta viagem pois é uma experiência maravilhosa.
Beijinho

Pedro Espírito Santo disse...

Rima, é uma viagem alucinante, a Índia é um país maravilhoso mas é algo confuso para um ocidental como eu, que estava habituado apenas a ver o Taj Mahal em fotografias bonitinhas. A Índia é muito mais do que isso.