terça-feira, fevereiro 27, 2007

Ensino Universitário

(Cao Jingen)


Cada vez mais me convenço que o Ensino Universitário não é o futuro para ninguém.

E aplaudo aqueles que conseguem sobreviver às burocracias de cursos sem personalidade que mudam os planos de estudo como quem muda de t-shirt. Depois há que fazer cadeiras novas. Há que mandar cadeiras feitas para as urtigas. Tudo para ficarmos melhor que antes. Isto até resolverem mudar de novo e voltarmos à mesma situação.

Já nem falo do caso de uma pessoa entrar para um curso com o objectivo de sair professor, sem ser informado que será feita uma triagem a meio do curso onde só os "melhores" (ler em tom irónico) podem ter essa oportunidade.

Além do mais, a tendência é o ensino superior tornar-se cada vez mais elitista, onde apenas quem tem a sorte de ter familiares razoavelmente estáveis ao nível financeiro que possam ajudar, ou que trabalhem paralelamente ao curso, pode ter a oportunidade de continuar os estudos. Isto não é para qualquer um, já se sabe. Só é pena que o factor económico seja tão determinante. Pessoalmente, tenho a sorte dos meus pais me ajudarem.

Bolonha, o famoso processo. Muito bem, para quem já entra directamente no processo. Infelizmente, farei parte da última triagem. Serei um licenciado de um plano que daqui a dois anos estará extinto. Que orgulho ! "Mas não seremos prejudicados" ! Até o dia em que eu e outro indivíduo com o curso proposto por Bolonha apresentarmos o currículo e repararem que um é Licenciado e o outro Mestrado. E aí dizemos "Ah, mas nós tirámos 5 anos na mesma, num plano anterior". E eles " Pode até ter sido, mas a realidade é Bolonha. Vão tirar uns complementos". Ou será que vão realmente nos olhar de forma igual ? Hum... Estudar mais para ter os mesmos direitos ? Algo me soa mal, mas pode ser só confusão minha.

É que parece que nem deixando um ano para trás nos permite integrar Bolonha. Parece que nem essa oportunidade nos é dada. Necessito averiguar esse parâmetro. Fascinam-me algumas vantagens, não como aluno pois já vou tarde, mas pós-licenciatura, das quais estarei privado caso termine no plano antigo. Quando há transições, há sempre alunos prejudicados. Tenho o azar de ter apanhado "n" transições ao longo do meu percurso escolar. Se calhar preciso ir à Bruxa.

Avisam-nos para estarmos atentos e anteciparmos a mudança, aceitá-la como algo natural e que nos levará, normalmente, para uma situação melhor. Falam de queijos. Mas quando a faca e o queijo estão nas mãos de outros, o que fazer ? Um Maio de 68 ? A ver se nos atiram queijos ??

Provavelmente acabo o curso e vou trabalhar noutra coisa qualquer, porque começo a sentir azia a diplomas.

Ou se calhar é tudo birra minha. Se calhar.



11 comentários:

Sof disse...

Concordo com tudo excepto com a parte da "tendência é o ensino superior tornar-se cada vez mais elitista". Estás redondamente enganado! Pergunta aos teus avós como era no tempo deles...

Sérgio Leal disse...

Olá
o ensino universitário é elitista... sempre foi e sempre será, e nós gostamos dele assim...

A percentagem de licenciados anda à volta de 10%... E nao é só em portugal, é em todo o mundo... e nao é preciso mais que isso...

agora que essa eleiccao seja feita com base no poder monetario é que ta errado... eu acho bem que seja elitista, mas com igualdade de oportunidade, para que apenas o melhores possa o frequentar... de que serve teres um médico razoável, eu quando vou ao médico quero o melhor de todos... e isto é valido pra todas as profissoes... como diz o meu pai, "Tem mais valor um excelente sapateiro, que um mediano médico!"

Por isso deixem o ensino ser elitista que ele ta bem assim...

quanto a frustracao, se a queres é so continuares no ensino superior, fazes doutoramento e por ai adiante que tens frustracao garantida :)
Podes ver o meu exemplo... trabalho a 1 ano na universidade e ao fim desse ano disseram que me iam tirar o financiamento e que tenho que escrever sobre o que fiz no ultimo ano... e a conclusao é que um ano de trabalho dá pra encher mal 10 páginas... e nem querem que escreva mais... um ano da minha vida se resume em 10 páginas... e agora mando o trabalho pras urtigas e comeco tudo de novo...
E o meu caso nem é dos piores

Eu nao tou a reclamar, foi a vida que escolhi, depois tenho outras vantagens que ninguem tem :)

por isso o que ta a dar é ser cientista :) vem pra ca e fazes o teu doutoramento aqui em viena :) e vives no paraiso :) Por isso nao reclames da tua vida agora porque ninguem vai se importar se fizeste bolonha ou nao, ou se fizeste roma ou lisboa ou berlin... tu ja fazes parte da elite intelectual europeia, e agora so tens que te refinar até chegares ao ponto de caramelo e por na mesa que os convidados servem-se sozinhos ;)

abraco e lembra-te uma outra coisa que o meu pai me ensinou...
Viver nao é simples... a gente é que complica :)

Sérgio Leal disse...

opsss queria dizer...

viver é simples... a gente é que complica...

hehehehehehe

vem mas é pra austria e deixa-te de coisas...

Sérgio Leal disse...

Olha é verdade..
nos dias 10 11 12 e 13 da tua viagem a viena ficaste a dormir por causa do cansaco acumulado de visitar tantos museus? ;p

Sérgio Leal disse...

esqueci-me de referir outra coisa... no tempo dos meus avos para alem do elitismos das unis ainda havia o sexismo e outros problemas que hoje ja nao sao tao acentuados como antes...

por isso as mulheres já podem dar-se por felizes por poder ir a escola e por poder votar ;)

P.S. - Atencao, nao sou machista...

Sérgio Leal disse...

ahhh é verdade em marco tens que vir ca :)
olha os concertos que vai haver...

Marco
Shakira - Oral Fixation Tour -> terca,06.03.2007
Nelly Furtado -> quarta,07.03.2007
Clara Luzia (aquela banda que a gente viu no shelter)-> 28.03.2007

Abril
Scissor Sisters - Sabado,07.04.2007
CSS - Cansei de Ser Sexy - Sexta,13.04.2007
Clara Luzia -> Lancamento do novo album -> 19.04.2007

Maio
Prater Fest (mega-festa em viena com todos os tipos de musica)- segunda 01.05.2007
Beyonce - Terca,08.05.2007

hmmm nao tenho pachorra de procurar mais :)
heheheheheheheh
espero que seja suficiente pra te fazer inveja :)

Sérgio Leal disse...

hoje tou muito comunicativo...
ou chato...
ainda nao sei bem qual dos dois tou mais...
mas acho que chato :)
abraco

Tiago disse...

Olha... nem sei que te diga! Estou numa posição completamente diferente da tua! Eu entrei pá universidade a pensar que ia fazer um curso de 4 anos e meio. Logo no meu 1º ano o curso ficou reduzido a 4 anos, e este ano fui obrigado e integrar bolonha! Não me foi dada a opção de nada! Este ano, que acabo uma licenciatura de 3 anos não me sinto preparado para ir para o mercado! Não tenho conhecimentos suficientes, nem tão pouco maturidade para enfrentar a realidade empresarial! O ensino superior será banalizado, especialmente a licenciatura. Tudo em prol de uma uniformização de cursos europeus! Vão-se catar!! Quero lá saber dos curos europeus! Maior mobilidade? Mas não havia já mobilidade? O que me revolta é que todas as pessoas eram contra o chamado bacharelato, e agora são a favor de uma licenciatura de 3 anos. Qual é a diferença? ahhh... é o nome! Dizer que se é licenciado é mais "chique"... cada vez mais me convenço que tenho que ir para o estrangeiro! Fazer uma vida académica e profissional fora deste país onde apenas poucos tem oportunidades...
Sim, de facto o ensino superior é elitista! Que seja elitista em termos de conhecimentos... que apenas andem na universidade as pessoas que sejam bons profissionais, mas é um facto que apenas quem tem dinheiro consegue andar na faculdade! E se o melhor médico, o melhor professor ou o melhor professor for obrigado a desistir porque não tem capacidade financeira de continuar a estudar! Eu tenho a sorte de estudar a 30min da faculdade, mas há quem tenha que vir de longe e pagar rendas, mais livros, alimentação... não é facil!
Estou farto de ouvir falar em Bolonha... nesta restruturação que afecta os que já estão no ensino superior e que não tem mais escolha a não ser uma licenciatura e se por acaso não quizerem ficar no desemprego, fazer ummestrado que custará a modica quantia de 2500€/ano aproximandamente!!!!!

Tiago disse...

Ahhh é verdade... e se xumbares um ano? Não integras bolonha?? Não faz sentido, se xumbares o ano continuares com o antigo plano de estudos...

e.t. disse...

Aii Pedro como eu te entendooo! Vou eu terminar o meu curso este ano e sair licenciado enquanto que os outros daki as uns anos saiem metress! Tambem tenho apanhado com cada coisa no meu percurso escolar =S
Mas tambem tenho que ser franco...quer saia licenciado ou como mestre vai dar na mesma coisa tal e qual...na área do meu curso o emprego é praticamente inexistente...quer-me bem parecer que vou ter que seguir o que dizes aí na tua penultima frase...aiii diplomas do catano! Ainda por cima temos que os pagar...e nem devemos ter emprego a seguir...enfim...é a vida! E k fu**** que ela é...lol
Axo é que deviam começar já a limitar a entrada para certos cursos...ou então fechar algumas escolas privadas! E mai nada!

Hugzzzz =)

Pedro Espírito Santo disse...

Eu só queria dar umas chapadinhas em alguns iluminados que deviam estar a zelar pelos interesses dos alunos mas que preferem antes dar miminhos ao seu umbiguinho sujo.

Sim, hoje estou agressivo.

Vamos todos unir forças e combater as forças maléficas do Ensino Universitário ! Eu levo as tochas (para dar um ar de revolução) e pedras para jogar. A alguém. Só para sermos rebeldes.