sábado, novembro 22, 2014

Dia 14 - Goa, Palolem Beach

A viagem à Índia já terminou há exactamente uma semana mas ficou tanto por contar. Os 4 dias em Goa e o último dia em Mumbai ficaram pelo caminho, muito por causa da inacessibilidade à internet, ela existia mas era paga e tinha horários de utilização, e ao contrário das outras cidades em que íamos para o "hotel" quando o sol desaparecia e sobrava imenso tempo para descrever a viagem no blogue, em Goa havia sempre alguma coisa para fazer depois do pôr-do-sol, normalmente longas conversas à volta de uma mesa na praia. 

O primeiro dia nesta praia, Palolem, foi o momento em que respirámos de alívio e lavámos o corpo e o espírito em água salgada que tanto nos diz a nós, portugueses. Os indianos ambicionam um dia banhar-se no Ganges, eu ambiciono tomar banhos de mar todos os dias. Depois de muitos dias a tomar banhos com águas duvidosas, por vezes recorrendo a baldes e baldinhos, o primeiro mergulho nas águas (muito) quentes de Goa soube melhor que um boião de Nutella numa noite de inverno à lareira. 
Ficámos no "The Nest", recomendado pelo Luís e pela Maria que conhecemos no Taj Mahal e com quem partilhámos três magníficos dias nesta praia. Não neste dia, neste tive de aturar o Rúben sozinho. 
A cabana em que ficámos era a coisa mais amorosa do mundo, feita em madeira e palha e com muitas aberturas para o exterior o que me levou a inspeccionar muito bem por baixo da cama todos os dias antes de ir dormir não fosse ter entrado uma amiga cobrinha. Não me estou a queixar da precariedade do estaminé, pelo contrário, achei mesmo delicioso! As cabanas ao longo da praia só podem  estar montadas 6 meses por ano, por lei só podem explorar a praia nesses meses, depois têm de deitar tudo abaixo e voltar a montar tudo no ano seguinte. Calculo que seja proibido mandar as palmeiras abaixo, já que as cabanas são construídas à sua volta. As palmeiras tornam o cenário idílico, estava maravilhado com esta praia. Os restaurantes estão todos sobre a praia e à noite podemos até jantar ao pôr-do-sol em mesas que põem na areia. A comida é deliciosa, já se pode comer carne vermelha, apesar de eu não o ter feito, e o álcool já existe em todo o lado e a preços nada proibitivos como noutros sítios da Índia. Na verdade nem parece que estamos mais na Índia que conhecemos nos dias anteriores. Se eu fosse indiano, cão ou vaca na Índia era aqui que eu vinha viver. Perto do mar. O mar, sempre o mar!












Sem comentários: