quarta-feira, novembro 05, 2014

Dias 7 e 8 - Kathmandu, Nepal

Pois bem, para já a Índia fica em stand-by. Viemos até ao Nepal, aqui ao lado. Apenas duas horinhas de vôo, nada de agressivo. A primeiro impressão foi de que Kathmandu é muito mais organizada que qualquer cidade indiana que tenhamos visitado e passado um dia e meio confirma-se isso. O primeiro dia não foi muito proveitoso porque chegámos ao hotel praticamente ao final da tarde, logo não tivemos oportunidade de visitar nada. Aproveitámos para passear pela zona de Thamel, onde estamos a ficar e onde ficam quase todos os turistas. Ao contrário da Índia, aqui sinto-me muito mais relaxado e andar na rua à noite não é nada assustador, na Índia nem nos atrevemos a fazer tal coisa depois do sol se pôr. Existe uma diferença enorme entre estes dois países, nem parecem países vizinhos. Os nepaleses parecem uma mistura bastante feliz entre indianos e chineses, os dois países com quem partilham fronteiras, são bastante solícitos quando precisamos de ajuda, não insistem 500 vezes nas lojas ou nos mercados e têm uma noção de cidadania mais evoluída em variados aspectos, nomeadamente no trânsito. Também há uma ou outra estrada de terra, é verdade, e um ou outro animal à solta na rua mas aqui as vacas não vivem nas mesmas casas que as pessoas. Estou a gostar muito da experiência nepaleses e tenho imensa pena de não poder fazer trekking, é quase como ir a Roma e não ver o Papa mas não há tempo para tudo. Ficamo-nos pela cidade de Kathmandu e o que ela tem para oferecer.

1 - Boudhanath

Trata-se de um templo budista tibetano, o maior do mundo fora do Tibete e é considerado património da humanidade pela UNESCO. A praça é circular e devemos andar sempre no sentido dos ponteiros do relógio. Está rodeada de casas onde vivem tibetanos e muitas lojas de recordações bastante castiças. Aqui é fácil encontrar monges budistas, cabelo rapado, vestes vermelhas, tal e qual os imaginamos. 













2 - Pashupatinath

Aqui não chegámos a entrar, o rapaz que anda connosco nestes dias a mostrar-nos a cidade disse que não valia a pena tendo em conta a relação qualidade/preço, ficámo-nos pelas imediações onde encontrámos amigos indianos que quiseram tirar fotografias connosco, quando pedem isso já sabemos que são indianos. 





3 - Patan durbar square

Este espaço é constituído por pequenas praças e vielas no encontra da cidade de Patan, também conhecida por Lalitpur. É também considerado património da humanidade. Resolvemos pagar a um guia para nos dar explicações sobre o local mas sinceramente arrependi-me, ele tinha mais pressa do que eu no meio do trânsito quando estou atrasado para o trabalho. Uma pessoa nem podia tirar fotografias decentes, um ultraje. O espaço é bastante bonito, cheio de templos dentro dos quais não podemos entrar. São feitos de madeira, toda trabalhada para formar figuras relacionadas com a religião, ou por exemplo, o Kamasutra. Ou seja, aquilo que existe no famoso livro, está tudo talhado em madeira em alguns templos de forma explícita. Dei uma vista de olhos com alguma atenção e cheguei à conclusão que ando a perder muita diversão a 3 e a 4, como eles sugerem.
Existe um templo, ao qual chamam templo dourado, parece todo forrado a ouro apesar de não o ser, mas as fotografias que tirámos ficaram todas mal por causa de uma definição da máquina que se alterou e não reparámos. Portanto, vamos ter de ficar com a memória fotográfica na nossa cabeça dos 30 segundos que o guia nos deixou ficar lá dentro. 















4 - Swoyambhunath

Também conhecido como o templo dos macacos, aqui reúne-se o budismo e o hinduísmo. Andamos um pouco baralhados em perceber qual a religião de cada templo porque, ora víamos bandeirinhas e estátuas budistas , ora estátuas de deuses hindus, mas pelos vistos é possível duas religiões coabitarem no mesmo local. É um dos principais locais para visitar, pela beleza do local, pelo ambiente de harmonia que se respira e pela vista fabulosa sobre a basta cidade de Kathmandu. Há um lago com uma estátua para onde se atiram moedas, se acertarmos no balde significa que vamos ter boa sorte. Não acertei nenhum mas desta vez nenhum macaco me atacou a perna. Aliás, os macacos são bastante sociáveis, estes quase posam para as fotografias e são muito higiénicos, todos se catam com bastante afinco. 













5 - Basantapur


"A Praça Darbar consiste de diversas praças, todas ligadas por ruas e becos.Tudo combinado, um labirinto de praças e ruas, fontes, becos e cantos silenciosos, ela é uma das três praças Darbar no vale de Catmandu, no Nepal, as quais fazem parte do Património Mundial da UNESCO".
Obrigado Wikipedia. 
Já agora as outras três praças Darbar que existem em Kathmandu são a Patan Durbar Square que visitamos de manhã e a outra conheceremos amanhã em Bakhtapur.



No final do dia decidi pôr a minha vida em risco e fui cortar o cabelo com um senhor que usava uma tesoura que fazia muito barulho perto da minha orelha e que no final fez uma "massagem", dizia ele, que quase me rebentou com o crânio. Aparentemente estou igual, até ver.







Sem comentários: