sexta-feira, abril 11, 2014

Galerias Romanas da Rua da Prata


ATENÇÃO, durante os dias 11, 12 e 13 de Abril pode-se visitar as galerias romanas na Rua da Prata! Ou da Rua da Conceição, na verdade a entrada é no meio dessa rua. Costumam estar abertas apenas 3 dias por ano no mês de Setembro mas abriram esta excepção para celebrar o dia internacional dos Monumentos e Sítios. Esta parte dos "sítios" parece um pouco vago, porque qualquer lugar é um sítio, mas estou apenas a transcrever o que li aqui
Em 2012 tive o privilégio de as visitar após 4h de espera na fila, e é importante referir que cheguei lá quase 1h antes do horário de abertura, portanto se alguém estiver interessado em ir lá amanhã ou no Domingo é bom que se prepare para uma madrugada. Levem um baralho de cartas para a fila e até é uma manhã bem passada sentadinhos na calçada portuguesa a jogar à bisca. A visita dura uns 10/12 minutos, mas para quem, como eu, se interessa  e se deslumbra com a história do nosso país e com a magia e mistério que estas ruínas encerram, vale bem a pena. Ao pensar de que a Baixa de Lisboa no tempo dos romanos não era mais do que um terreno pantanoso e que eles tiveram a brilhante ideia de criar estas estruturas para poder construir uma cidade por cima delas é simplesmente genial. E o facto delas sobreviverem até os dias de hoje e continuarem a servir para a função para a qual foram construidas é motivo para envergonhar muito engenheiro dos dias de hoje. 
A primeira fotografia não é minha, mas as de baixo são, a qualidade é extremamente duvidosa mas foi o que se arranjou. É possível que metam a pata na poça ou que levem com água na cabeça, mas faz parte da experiência.

Adorei e recomendo vivamente!




Sem comentários: