quinta-feira, janeiro 15, 2009

Para o ano ofereço Stomps


Passado dia 13 fui até Casino de Lisboa para assistir ao espectáculo dos Stomp, no Auditório dos Oceanos. Afinal de contas, era a melhor oportunidade de assistir a um espectáculo tipo "Cvalda", como me escreveram no postal que recebi juntamente com o bilhete que me ofereceram pelo Natal. Um presente muito acertado, deixem-me que vos diga. Pois bem, vestimo-nos e pusémo-nos cheirosos (o "nós" refere-se a mim e ao Rúben, o coiso que me ofereceu o ticket), comemos uns belos duns hamburgueres que caem sempre bem antes de um evento desta envergadura e fomos de metro pela linha verde e vermelha, não sem antes o coiso ter-se enganado na direcção da linha e eu não me ter apercebido disso, e termos ido parar ao Cais do Sodré. Arf, arf, arf.

Adiante.

Pois bem, a conclusão do espectáculo:

Se a matemática não me falha, eles eram 8. Seis senhores, Duas senhoras. Pois bem, derivado que eles demonstraram um prazer enorme durante as lidas domésticas e que deveriam estar a fazer "algo de útil pela sociedade", ocorreu-me a brilhante da ideia. Para o ano, vou distribuir Stomps por alturas do Natal. Aqui ficam os presenteados:

1 - Rúben Borreicho, tens direito a um deles, porque para além de me teres oferecido o bilhete, tens pouco apreço por aranhas e pelo que vi, há lá um senhor que até parte vassouras a tentar matá-las. Sendo o rapaz um pouco bruto, penso que elas não têm grandes hipóteses de sobrevivência o que te aumenta exponencialmente as probabilidades de não acordares mordido por alguma Viúva Negra.

2 - Marcelo, levas outro dos artistas já que a casa Big Brother está a precisar de alguém para fazer música com aquele candeeiro que a Laura partiu há 3 meses e a caixa de sapatos que eu deixei no hall de entrada e que vocês insistem em manter intactos como se de obras de arte se tratassem. Aconselho é a porem mão nele (no Stomp) senão os vizinhos chamam a polícia pela 518º vez ou aprisionam-vos nas catacumbas para todo o sempre.

3 - Casa de Santos, este é uma prenda para os residentes da casa manterem sempre na cozinha, principalmente para quando eu quiser acender o fogão e não existirem fósforos. É que alguns dos Stomp andavam para lá com umas caixas de fósforos a mais e não lhes devem fazer falta algumas delas. Já agora, quero um deles para bater com uma tampa de caixote de lixo, assim tipo bombo, todas as vezes que alguém (eu) se esquecer do fogão ou do forno ligado.

4 - Sofisabele, para ti que estás com a casa cheia de gatos, envio-te de bom grado o senhor que pega num balde de areia e espalha-a pelo chão. Dessa forma os gatinhos habituar-se-ão a fazer as porcarias (inclui-se os vomitados de gato) na areia em vez de te sujar o quintal todo. Além do mais o senhor espalha a areia mas depois limpa-a com um requinte que só visto.

5 - Comboios de Portugal, bem precisam de um que recolha todos os jornais Destak, Global e Metro que estão espalhados pelas carruagens do comboio que liga o Cais do Sodré a Cascais. É que de vez em quando até é giro pegar num deles e folheá-lo, ficando a saber de algumas notícias da actualidade, mas quando começamos a não ter espaço para nos sentarmos ou encontramo-los todos rasgados e espalhados pelo chão, a coisa já não fica com tanta piada. Ao menos o Stomp pegaria neles todos e faria coisas engraçadas, o que tornaria uma simples viagem de comboio menos monótona.

6 - Presidente António Costa, eu sei que não tem culpa dos hábitos pouco civilizados da população lisboeta, mas a sua cidade é uma imundície. Se calhar estou mal habituado, por ter nascido e crescido na cidade mais limpa do país e numa das mais limpas da Europa, mas o que é um facto é que muito boa gente faz da calçada portuguesa um grande caixote do lixo. Há gente assim. Mentecapta. Leve lá um dos Stomp e não precisa agradecer, ele limpa com muito gosto que eu bem vi.

7 - Discoteca onde trabalho aos fins-de-semana, derivado de estar completamente farto de ser bombardeado com a pergunta "Tem isqueiro?", à qual respondo "Não tenho, não fumo" e que depois insistem "Mas alguém no bar tem?", ao que respondo "Não, não tem", sabendo que emprestando um isqueiro ele teria apenas o "V" de "vai" e nunca o "V" de "volta", decidi que deveríamos ter um Stomp a percorrer o bar de lés a lés fazendo aquelas coisas giras com os isqueiros e acendendo cigarros ao mesmo tempo. Não sei é se os clientes teriam tempo suficiente para acender o cigarro, derivado que as personagens apenas brincam com os isqueiros, sempre a acendê-los e desligá-los. São uns brincalhões, é verdade. Mas pelo menos eu divertir-me-ia imenso.

8 - Finalmente o último Stomp, colocaria à disposição dos lisboetas todos para ajudar a trocar os canos desta Lisboa, porque pelo que me tenho apercebido, as canalizações da cidade estão mais degradadas que alguns programas televisivos da manhã. O que é uma comparação pouco abonatória para os canalizadores das redondezas. Mas é que mesmo com a constipação/gripe que me assola há meses, consigo detectar maus cheiros vindos das tubagens de muito boa casa por essa cidade fora. E os Stomp parecem-me bem preparados para lutar contra esse flagelo, pois têm uma coleção engraçada de tubos com os quais brincam fazendo coisas que depois as pessoas aplaudem de pé. E já me imagino a lavar a loiça lá em casa terminando a tarefa fazendo a onda com a Laura e aplaudindo o facto do cheiro do Super Pop se sobrepor ao da comida em putrefacção que está entalada nos tubos.


P.S: Sendo que os meninos e meninas são um pouco "brincas-na-areia", podem levar algum tempo a terminar as tarefas. Eles são do género de pessoas que quando lhes põem comida na mesa, não a levam à boca sem antes montarem castelos de ervilhas, piscinas de arroz e molho e caras expressivas utlizando os legumes de diversas cores. Mas apesar disso, terminam o que começaram, sempre de uma forma apoteótica. Eu às vezes também tento fazer coisas dessas nas limpezas da casa, mas é só para adiar eternamente o que precisa ser feito. Mas é bonito de se ver e se ainda alguém conseguir (o que duvido), aconselho vivamente a comprarem imediatamente um bilhete para o espectáculo.

Vale muito, muito a pena.

8 comentários:

Sof disse...

Como sabes que eram aranhas e nao baratas ou centopeias?
E depois os meus gatos, para além de terem sido reduzidos a 2, sao muito asseadinhos e só fazem os seus precisos na terra do quintal! Percebes isso ou não? Eu não tenho de andar a limpar a porcaria deles nunca! Já a tua eu tenho de limpar ás vezes...

Sof disse...

Mas fico lisonjeada por me ter sido atribuido este prémio, agradecendo desde já às minhas irmãs, à minha mãe, ao meu treinador e aos BES, todo o apoio que me têm dado ao longo desta densa carreira.

Anónimo disse...

e euuuuuuuuuuuuuuuu?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

pk fui excluida da lista dos contemplados??

ah ok ....pa mim é um bilhete pa irmos ver....algo maior! ok eu percebo-te!

helen garden

pedro disse...

Também acho que estes prémios foram mal atribuídos e faltam claramente alguns contemplados! Humpf

E quanto aos Stomp... Nunca lhe disseram que não se brinca com a comida?

Luís Silva disse...

E para mim? Não há Stomps? Eu também preciso que tenho uma casa por limpar!

Vouli-javenho disse...

Gosto da metáfora que me foi atribuida.

Pedro Espírito Santo disse...

Qual metáfora?

Olha Sof, de falar em bichanos, acho que minha gata vai ter coisos em breve. E depois serei eu a limpar cacas e vomitados de bichanos! Portanto já não te dou o Stomp que te foi atribuído.

Pedro Espírito Santo disse...

Para todos os não contemplados, aguarda-vos no próximo Natal um conjunto da Vileda que inclui uma vassoura, uma pá do lixo, um balde e uma esfregona. E se comerem a sopa toda, talvez levem um espanador para o pó feito com plumas de avestruz. Depois não venham dizer que não sou amigo.