segunda-feira, janeiro 19, 2009

Sábado, 18 de Maio de 1996.


Sim, eu um dia já fui um grande vulto da literatura portuguesa. Nos tempos em que todos os meus escritos eram publicados religiosamente aos Sábados no Jornal da Madeira. Nos tempos em que as rimas eram mais simples e mais genuínas. Nos tempos em que jogávamos à macaca e à "apilhagem" no recreio. Nos tempos em que tive uma professora que me incutiu tantos valores, até hoje apreciados. Nos tempos em que usava óculos, roupas escolhidas pela mamã e calças acima do umbigo e mesmo assim conseguia pertencer à "malta fixe". Nos tempos em que detínhamos uma ingenuidade deliciosa. Nos tempos em que era feliz sem perceber. Hoje sou feliz, mas já me apercebo quando o sou.

"Passeio na selva"

“Uma vez, um amigo nosso,
Convidou-nos nas férias do verão.
Fomos todos para África,
Num grande avião.

Depois de chegarmos,
Perguntámos com curiosidade:
- Podemos dar m passeio na selva?
Estamos fartos da cidade!

- Claro, amanhã vamos lá.
Mas agora vamos jantar.
Entrem todos para o jipe,
Mas cuidado, vou acelerar!

No dia seguinte,
Fomos passear.
E pela selva fora,
começámos a caminhar.

Parámos num grande lago,
que estava numa clareira.
Ao lado tinha uma quinta,
que fazia uma grande lixeira.

Chamámos o dono da quinta,
e perguntámos o que estava a fazer.
- Nunca vimos sujar a selva,
com todos esse prazer!

O homem ficou calado,
a ouvir este sermão.
E ficou embasbacado,
ao ver que tínhamos razão.

Todos nós ajudámos,
a limpar a lixeira.
E o homem aprendeu a lição
de nunca mais sujar a clareira.

Mais tarde acabaram as férias,
com grande satisfação.
- Adorámos o passeio na selva,
foi uma grande emoção!”

P.S. – Tema: Poluição; Grupo: Safari;
Pedro, Cátia; Rita, Bruno, Andreia.

9 comentários:

Ana Pena disse...

:) Delicioso Pedro. U are one in a million. Eu só espero, muito honestamente, não é de receber mensagens bonitas tuas no blog ou no tlm, que me entrgues objectos perdidos no Funchal, que me digas Olá quando vires na rua por acaso. O que eu espero, honestamente, é que cuides sempre bem de ti. Lembra-te disso!
Beijinho*

Anónimo disse...

Poesia lindaaaaa...ahrghhhhhhh!!!

dnesa

Nuno Vrrruummmm disse...

Tenho o atelier para limpares! Ahh minha "gata borralheira" :Þ

Nuno Vrrruummmm disse...

Já que não posso comentar o post a seguir:

Eu também estive lá, Santorini, né? É uindo! Destino para ir com sua alma gémea tá?

Vamos os 4? Não fazer confusões com os nomes.... :)))

Pedro Espírito Santo disse...

Minha cara Ana Pena, é assim:

delicias-me sempre que escreves alguma coisa, seja um comentário, seja um dos teus post magníficos no blog. Hoje derreteste-me com este comentário.

Obrigado coisa boaaaaaaaaaa!

Pedro Espírito Santo disse...

Olha Nuno:

BORA JÁ! Boa?

Carolina disse...

Oh... Eu Lembro-me desse tempo... Andavamos nos no 5o ou 6o ano =).. Os meus poemas tb apareciam no jornal de x em kuando, mas tu realmente eras o menino das poesias. Sim, sim... Oculinhos (desses eu ainda nao me livrei), calcinhas altas... Oh k saudades desses tempos =). Bartolomeu nunca mais foi a mesma depois dos 5 anos k paxamos por la... Mudamos mt de certeza, mas ha coisas k nunca se eskecem.

Bjoka mt mt gand pa ti... saudades

Pedro Espírito Santo disse...

Carolinaaaaaaaaa! Mais uma no mundo dos blogues!

Pedro Espírito Santo disse...

Carolinaaaaaaaaa! Mais uma no mundo dos blogues!