terça-feira, outubro 10, 2006

Vamos abolir o "LOL"


Ó minha gente ...
Eu a pensar que seria uma moda efémera, mas NÃÃÃÃÃÃOOOOO !... O "LOL" chegou há muito tempo e promete ficar !
Durante muito tempo permaneci na santa ignorância, sem saber o significado de tal vocábulo utilizado como se não houvesse amanhã pelos cibernautas deste planeta. Até que certo dia alguém, não me lembro quem e peço desculpa pela memória de peixe, me satisfez a curiosidade... Dizem que significa "laughing out loud" ! Bem... aqui ficam alguns excertos de conversas interessantes em que estas 3 letrinhas são utilizadas:
Ele: Olá, tudo bem ?
Ela: Ya, e contigo ?
Ele: Também !
Ela: lol
...
ALTO LÁ ! ! !
Porque raio escrever "lol" ali ? ? Por acaso "ele" disse alguma piada que faça a miúda rir ? Enfim...
______________________________
Ele: E que tens feito ?
Ela: Tenho ido à praia, ao cinema...
Ele: E que filmes tens visto ?
Ela: Bem, ainda há dias vi a "Casa de cera", LOL !
...
HEY, HEY ! ! !
Quem é que se ri em filmes de terror ? Digam-me ! Quem ? Hum... esqueçam esta, eu rio-me em filmes de terror... Ya, esqueçam mesmo esta, é normal uma pessoa rir com a Paris Hilton !
______________________________
Ele: Eu tenho ficado por casa, caí ontem e torci o pé :-/
Ela: lol
...
LOL ? LOL ? O gajo parte-se todo e ela ri-se ? Havia de ser ela a ficar entramelada !
______________________________
Ele: Olha, tens músicas porreiras que me possas mandar ?
Ela: Sim ! Tenho aqui umas do Eminem...
NOTA : Aqui eu deixo usar o "LOL" à vontade, mesmo detestando a palavra em questão.
Ele: Não obrigado, já tenho todas dele.
NOTA 2: Mais uma vez podemos usar o "LOL" à vontade depois duma barbaridade destas.
Ela: Bem, mas se quiseres tenho aqui umas anedotas do Fernando Rocha... LOL
...
PAREM TUDO ! ! ! O quê ?? Anedotas do Fernando Rocha ? Ela deve estar sendo irónica, certo ?
______________________________
Como pessoa cultivada que gosto de ser, recorri a uma enciclopédia online e encontrei estes significados:
1 - (Internet slang): Laughing out loud
2 - (AOL slang): Laughing on line
3 - Lots of love
4 - Lots of luck (used sarcastically to indicate much luck is needed)
5 - Loyal Orange Lodge
6 - Little Old lady
Assim sendo, quando alguém me disser "Eu tenho muito carinho por ti", respondo "LOL" para retribuir a simpatia (lots of love)
Quando vir uma senhora velhinha e baixinha vou exclamar "Vejam, aquela LOL precisa de ajuda para atravessar a estrada"
Ai, ai...
E uma facto que já tive o prazer (ou desprazer) de constatar, é que tendo a webcam ligada durante uma conversa, por muito que a outra pessoa escreva "LOL" não se consegue detectar um esboço de algo a que se possa chamar sorriso, OU SEJA, esta gente já usa o "LOL" de forma tão automática que nem se importa em pensar sequer se o que acaba de ler tem alguma piada.
Ah, e quantos mais O's tiver, maior é o divertimento supostamente. Um "lol" é diferente dum "loooooooool" !
Gostava de conhecer o fabuloso inventor de tal abreviatura para lhe apertar a mão. E de preferência com uma força tal que lhe parta os ossos das mãos e o impeça de poder escrever mais "lol's" na sua vida !
Será que ainda nos lembramos da vida antes do "LOL"?... Como manifestavam o contentamento numa carta ? Será que desenhavam uma carinha sorridente ? Uma questão filosófica !
Quem fica contente são as professoras e professores de Português ! Graças às facilidades cibernéticas podemos descrever numa linha o que antes se descrevia em 3. É realmente obra conseguir condensar em 3 letrinhas apenas um sentimento de alegria, de júbilo, de bem-estar com a vida !
Mas a ideia é esta mesmo... Telemóveis mais pequenos, discos mais pequenos, computadores e electrodomésticos mais pequenos, frases mais pequenas... CAPACIDADES COGNITIVAS MAIS PEQUENAS...
Estará a evolução humana tomando atalhos para o retorno ao primitivo ?
Mas voltando ao assunto, o tão famoso "LOL" (que giro, é uma capicua, deveras impressionante), há que confessar que mesmo sendo ridículo e duma basicidade tremenda, uma pessoa sente-se tentada a utiliza-lo... O raio das letras estão tão próximas no teclado !
Por isso, apesar de subitamente embaraçado, confesso-me "LOLólico" mas não anónimo ! Por isso peço ajuda a quem me possa ajudar a desembraçar desta dissonância cognitiva !

Raios partam o LOL !

13 comentários:

Nuno Vrrruummmm disse...

peteeeeeeer? queres que ponha uma conversa e te mostre tb qtos lol's colocaste? lololololol
se calhar era nakela de eu dizer algo, e tu do outro lado bem "boring-face" mas escrevias lol, só mesmo para... siga..vai escrevendo!!
é a evoluçaooooo...
evoluindo para o comodismo! e nisso concordo bem ctg! qualquer dia, perdemos o nosso português e até o lol invade o dicionário de língua portuguesa!
lol
(neste caso: *escolhe*!)

Anónimo disse...

Sem dúvida que o Lol já se está a tornar muito intresseco nas conversas de msn....mas é como dizes, é pratico e tem uma função bem definida, apesar de nem sempre ser utilizado da forma mais correcta.
Esses exemplos de conversas que deste para o mau uso do lol são de situações mesmo tipicas e reais...kualker pessoa mete a pata na poça e utiliza o maldito lol tipo como se estivesse a distribuir oxigénio.
Fartei-me de rir com este teu post e acredita, tou-me a controlar pa não lolar aki a comentar-t...hehe (aki utilizaria um lol (ridiculo, né?)).
Só mais uma coisa...também sou lolólico...mas a um ponto mesmo mau...é que...na vida real fora de conversas de msn, quando vou pa me deixar rir de alguma coisa que me tenha dado piada, o maldito lol vem-me logo á cabeça =S ....felizmente consigo-me controlar e nunca tive a infelicidade de dizer em voz alta "LOLOL" na cara de ninguem =P

Hugzzz

Sam disse...

Abolir o LOL, é como abolir o Bué... Impossivel!!!

Tiago disse...

Se achas que dizer 'lol' na net é chato, então devias ter uma amiga que a falar diz 'lol'. É a coisa mais enervante que existe. Já lhe disse: "Não precisas de dizer lol. Ri-te simplesmente"; ao que ela franze o olho e não percebe... como se dizer lol fosse tão ou mais importante que rir...

Pedro_Berenguer disse...

Eu cá gosto de "lol's"! LOL
Deixem os loles serem loles... deixem os taditos lolar em paz!!

Rute disse...

Rotflol....
E esta ain...?

Rute disse...

Epah, eu confeso que durante algum tempo fiquei com a doença do "lol"... Tiago, espero que não te estejas a referir a mim... Estou curada, juro!!!
Oh Pedro, só mesmo tu para andares à buscar do que é que o "lol" queria dizer, e perguntar.. Não?.. Easier. Mas nope, gostas de aventura, de desafios.. E la foi ele todo contente, andando, andado em buscar dos mil e um significados do "lol"!
Estiveste bem, uma vénia. (ai as cruzes...)

Sérgio Leal disse...

nao o pior é quando no meio de uma conversa oral e repito "oral" alguem enfia um LOL no meio...

Anónimo disse...

OLHA, não gostei NADA de gozares da Paris Hilton, Tá ??????
Ah.... lol

Ana Pena disse...

Muito engraçado sim senhora!Aguardo dissertações sobre o "tipo" e o "ya", que já estão completamente plantados na nossa linguagem, infelizmente!!beijos

Anónimo disse...

da mto que pensar... nao pelo uso do "lol" mas sim pelo facto de considerares que quem o usa estara (supostamente) a perder algumas capacidades cognitivas... o que me leva a te relembrar a frequencia com que o usas... Pedrinho, diz la... "isto tudo" do lol nao passa de um medo que tens de estares a perder capacidades intelectuais, pois nao?? eheh ;)
Um beijo!

Anónimo disse...

LOLOL :D
pedro o LOL tem q existir .. e' a maneira de expressarmos o facto de estarmos a rir.nos .. senão punhas: hahaha (q parece q tás a rir duma forma seca .. aquele HAHAHA irónico, qdo alguém diz uma piada q n tem piada).. ou então punhas: 'estou.me a rir' .. o q e' bue' de tonto..! 'Como passaste o teu dia?' - 'Ah foi altamente, estou.me a rir' .. o q me irrita mesmo e' q quando nos enganamos e pomos KIK .. parece q acabams de soluçar ou dar um peido.

Eu adoro o LOL.. a mha vida sem lol n faria sentido ! e o LOL a meio das conversas ao vivo tb e' útil .. por exmplo qdo alguém ta' a dizer qq coisa parva tu viras-te pa ela com um ar bue' cabroncio e dizes: LOL? hihihihi


beijos e n escumalhes o LOL

Anónimo disse...

e por falar em computadores .. sabes q ha' um gajo q fundou uma liga pa tirar o caps lock do teclado ? nonsense .. ! abriu um site e tdo q e':http://capsoff.org/ !!

ele tb na exclui a hipotese de começar uma campanha contra o INSERT, mas esse eu concordo plenamente visto q às vezes tou a escrever ele come.me as palavras!