domingo, outubro 01, 2006

Veinhe Maldite !


Depois de uma esfrega no Porto Santo para apanhar as uvinhas do Senhor Espírito Santo, não me safei das uvinhas do Senhor Andrade... Mesmo que todos os anos eu diga "Esta foi a última vez !". Até acordei bem, estava um dia "sim senhor, tá-se bem", comi a tosta de sempre cheia de queijo derretido e abalámos para o campo de batalha. Chegando lá, os domínios da latada pareciam maiores do que nunca… Muni-me com o Ifod para não entrar num processo de degeneração completa, peguei na tesoura, respirei fundo e meti mãos às obras. Para minha satisfação, aquilo até avançava rápido. Ainda assim uma fugidinha para ir beber água e ver a vista da Rocha do Navio sempre ajudava, se bem que a minha atracção pelo abismo estava nos píncaros e bem que apetecia dar um pulinho para libertar adrenalina. Mas depois pensei que também ia libertar rins, coração, pulmões e outras coisas, o que seria uma sujeira e eu não queria isso. Voltei então ao trabalho, cantando alegremente as músicas que ia ouvindo, até à altura em que todas as minhas esperanças de me vir a tornar um cantor de renome, caíram por terra:

“Tu não sais a este lado da família”

“Porquê?”

“Porque os Andrade têm boa voz”


A minha indignação juntou-se à perplexidade, não precisava ouvir tamanha brutalidade para a minha alma ! Ainda assim continuei cantando mostrando que tal obscenidade não ofendera o meu ego ! Bah !
Depois pus-me a pensar em coisas que as pessoas pensam quando apanham uvas, como por exemplo:

Porque é que parece que as abelhas e vespas parece que só nos perseguem a nós ?


Porque é que o vinho não sabe a insectos, já que juntamente com as uvas vão
mosquitos, aranhas, e diversos animalecos queratinizados (existirá esta palavra ?). Ahh e às vezes até lagartixas daquelas que passeiam sobre nossas cabeças e
ficam olhando para nós a 10 cm de distância, tornando-as autênticos dinossauros
à nossa vista.


Porque é que o vinho não sabe a caca, já que pisam aquilo com botas nojentas,
pelo menos não pisam descalços, porque a visão de beber um líquido pisado com
pés cheios de micoses, provavelmente verdes, e a cheirar a queijo fresco, não é
propriamente tentador.


Porque é que eu não fiquei em casa ?



Porque é que eu detesto isto, mas sei que um dia vou ter saudades ?



As dores nas costas, outro ponto contra as vindimas. As latadas com 1 metro de altura não deviam ser para pessoas com 1,78m como eu ! Uma pessoa fica toda lixada, é indecente ! E eu todo contente que pensava termos terminado aquilo tudo às 15h (you wish!), quando soube que ainda havia uvas na Soca para serem apanhadas, ia-me dando uma coisinha má. Lá fomos, com mais uma fuga estratégica mesmo no final para ver o teleférico da Rocha Do Navio e o meu saudoso Porto Santo claro como a água.
Mas foi um dia bem passado, com “bom feeling”.


Mesmo nem gostando de vinho !


5 comentários:

Anónimo disse...

Ifod????
essa foi de proposito??

Anónimo disse...

lolol...gostei da parte em que disseste que era uma obscenidade terem dito k n cantavas nada, por assim dizer...lol
Post mesmo engraçado...e de facto esses pensamentos que passam pela cabeça de kem anda a apanhar uva podem mesmo ser generalizado...pois a mim muitos desses também me assolavam quando andava a apanhar a dita uva, cheio de dores de costas, etc. Há dois anos que não vou á vindima, mas tens razão...apesar de uma pessoa na altura se perguntar porke é k foi...depois acaba por ter saudades desse convivio e disso tudo.

Hugzzz

Sérgio Leal disse...

Tenho saudades das vindimas... saudades das divagacoes na latada, saudades do cacau e do pao da avo, tenho saudades das dores de costas, saudades das piadas que se dizem, das historias que sao sempre as mesmas, tenho saudades de fazer ronha, tenho saudade de acartar os sacos, de filosofar sobre tudo e mais alguma coisa... tenho muitas saudades mesmo... pronto ja conseguiste me fazer chorar no trabalho :) satisfeito? :P um enorme abraco primo

Pedro Espírito Santo disse...

Ifod é o nome carinhoso que dei ao meu Ipod. Achava demasiado impessoal chamá-lo Ipod apenas. Daí o baptismo.

Ainda me lembro da última vez que apanhei uvas contigo primo, houve um convívio muitooo bom nesse dia !
Sérgio, e o que é que se faz com os bagos que caem no chão, o que é ? ? ? ?...

Anónimo disse...

e quando é k casas cmg, hein???
é k esta coisa de termos 1 caso kd nem ha visitas à cozinha e esta distanciazita d m***a nan ta a resultar pa mim, mor..
isto falta ca 1 dakelas selvagens.. :p
aparece ki.. pliziiii